Share this
As inundações que afectaram várias regiões do país agravaram significativamente os danos nas principais vias rodoviárias, elevando para cerca de 3,5 mil milhões de meticais o custo necessário para a reposição da Estrada Nacional Número Um (EN1) e outros troços, segundo avançou o Ministro dos Transportes e Logística, João Matlombe.
De acordo com Matlombe, o Executivo já tinha aprovado, no ano passado, um plano de intervenção avaliado em cerca de 1,2 mil milhões de meticais, destinado à reabilitação de diferentes troços da EN1, bem como de algumas estradas nacionais e regionais. Contudo, os recentes estragos provocados pelas cheias, sobretudo nas zonas sul e centro do país, obrigaram a uma revisão em alta dos custos inicialmente previstos.
“Nós já tínhamos aprovado um plano no ano passado para intervenção nos diferentes troços da EN1, incluindo algumas estradas nacionais e regionais em cerca de 1,2 mil milhões. Neste momento, a EN1, com os estragos todos que nós tivemos agora, incluindo zonas centro e norte, o custo que estamos a mobilizar para repor as estradas é de cerca de 3,5 mil milhões”, afirmou João Matlombe.
O ministro reconheceu que o Governo ainda não dispõe do montante necessário para cobrir todas as intervenções, estando em curso esforços para mobilizar recursos financeiros que permitam repor a transitabilidade das vias afectadas e garantir a circulação de pessoas e bens.



Facebook Comments