Ministra da Cultura e Turismo dirigiu cerimônia do dia da SADC

POLÍTICA SOCIEDADE

Caiu, nesta terça feira, 17 de Agosto, o pano das celebrações da semana da Comunidade dos Países da África Austral (SADC). Em Moçambique, a cerimónia dirigida pela Ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula.

O evento central teve lugar na Cidade de Maxixe, Província de Inhambane, e iniciou com a deposição de uma coroa de flores na Praça dos Heróis Moçambicanos. A segunda e última parte da cerimónia decorreu nas instalações da Universidade Save, e iniciou com a visita à Feira Mista (artesanato, turismo, produtos agrícolas, gastronomia e saúde), momento que visou a exibição das potencialidades da Província de Inhambane.

Já na sala Magna da UniSave, a cerimónia foi marcada por sessões de música tradicional e declamação de poesia de exaltação às figuras e aos feitos da SADC. Na sua intervenção, a Ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, referiu que a paz, a coesão social, a estabilidade política e económica são instrumentos valiosos, necessários e, acima de tudo, indispensáveis para assegurar um desenvolvimento duradoiro, ininterrupto e sustentável da SADC.

Por outro lado, Materula reforçou o seu posicionamento afirmando que “Os progressos regionais que temos vindo a registar nos domínios da cultura e turismo colocam-nos oportunidades e desafios para maior valorização das potencialidades existentes e melhoria do ambiente de negócio dentro de cada Estado e na região como um todo, o que estimula o sector privado da SADC a acreditar que a cultura e o turismo constituem alternativas para um investimento de retorno rápido, capaz de os colocar no topo de empreendedores com maior responsabilidade na geração de novos empregos, no aumento de renda dos grupos mais vulneráveis, particularmente jovens e mulheres, e na redução das desigualdades sociais existentes nos Estados membros”.

Tecendo considerações sobre a efeméride, os dirigentes locais, nomeadamente,  Secretária de Estado da Província de Inhambane, Ludmila Maguni, Governador da Província, Daniel Chapo,  Administradora do Distrito da Maxixe, Maria do Céu, e Presidente do Conselho Autárquico da Maxixe, Fernando Bambo, foram unânimes na exaltação do papel importante da SADC e na sua missão de continuar a assegurar a implementação dos programas e projectos deste organismo a nível da Província, focando nos seus principais objectivos, que são alcançar o desenvolvimento, a paz, a segurança e o crescimento económico, para aliviar a pobreza, melhorar o padrão e a qualidade de vida da população.

Refira-se que a semana da SADC arrancou a 10 de Agosto e decorreu sob o lema: “Uma SADC unida na promoção efectiva da paz, desenvolvimento social e humano sustentável”. Ao longo da semana, foram realizadas várias actividades, dentre exposições e debates

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *