O preço da principal matéria-prima para o pão, a farinha de trigo, vai ser reajustado no dia 15 de Janeiro corrente. A subida do preço do trigo, devido ao aumento do custo de combustível e energia, poderá espevitar os panificadores a encarecer o preço do pão, um dos alimentos mais consumidos nas principais cidades moçambicanas.
De acordo com uma nota da Companhia Industrial de Maputo, o principal fornecedor do trigo no país, no dia 15 de Janeiro, o preço da farinha de trigo irá sofrer um aumento, ou seja, o saco de 50kg passará a custar 2.000,00 Meticais.
Para justificar o reajuste da principal matéria-prima para o pão em cerca de sete por cento, a CIM aponta a subida do preço do combustível que veio agravar ainda mais o custo de vida em Moçambique e o preço da electricidade. O aumento global da matéria-prima em mais de 30% e outros custos indirectos foram outros factores elencados pela Companhia Industrial da Matola para fixar o novo preço da farinha de trigo.
Com esta decisão, a CIM pretende continuar a oferecer produtos de qualidade a preços competitivos. Entretanto, esta medida pode encarecer o preço do pão nas principais cidades moçambicanas.
Em representação da Associacao Mocambicana dos Panificadores (AMOPÃO), Victor Miguel declarou que os panificadores aguardam pelo aval do Ministério da Indústria e Comércio para reajustar o preço do pão, o que, de certa forma, vai sufocar ainda mais os moçambicanos que ainda se ressentem dos impactos causados pela pandemia da covid-19.
“Neste momento, o Ministerio da Indústria e Comércio está a trabalhar com as fábricas de farinha, e só depois saberemos se o preço do pão vai subir ao mesmo tempo com o preço da farinha de trigo”, afirmou Victor Miguel.

Facebook Comments