Grécia estreita laços de cooperação com Moçambique

DESTAQUE POLÍTICA

Está prevista para amanhã, 25 de Janeiro, a chegada do ministro dos Negócios Estrangeiros da  República Helénica, Nikos Dendias, a Maputo, se fazendo acompanhar por uma delegação de membros  diplomáticos do governo Grego para uma visita oficial de trabalho.

Estão agendados encontros bilaterais com autoridades moçambicanas, com o objectivo de concluir um Memorando de Entendimento sobre as Consultas  Políticas, bem como um encontro com Primeiro  Ministro moçambicano, Adriano Maleiane.

No mesmo contexto, o ministro grego pretende fazer a entrega oficial de um  donativo a favor da Secretaria do Estado da Juventude e Desporto com vista a apoiar as acções de formação vocacional e criação de postos de emprego para os jovens da província de Cabo Delgado.

O estadista do governo visitará a Missão de Formação da União Europeia em Moçambique (EUTM-Moz), na qual a Grécia passou a fazer parte como membro, prestando seu contributo em território nacional desde Abril do ano passado através da capacitação das Forças Especiais da FADM, no Centro Militar de Treino do Dongo, na província de Manica.

O Ministro Dendias, tenciona ainda manter um encontro com o Ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, com o objectivo de estabelecer uma cooperação económica focada na área do transporte marítimo.

Por sua vez, o cônsul geral honorário da Grécia em Moçambique, Gerasimos Marketos deu a saber “o memorando de entendimento acordado entre as partes é um passo importante lançado  na consolidação desta relação, institucionalizando desta forma o processo através de visitas recíprocas a nível político e diplomático em prol do desenvolvimento económico e social”.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *