É difícil saber se o Sustenta terá continuidade – Max Tonela

DESTAQUE ECONOMIA SOCIEDADE

O Programa Sustenta foi concebido com o objectivo melhorar a qualidade de vida dos agregados familiares rurais através da promoção de agricultura sustentável (social, económica e ambiental).  De acordo com os dados do Governo, o Sustenta já se faz sentir na vida dos moçambicanos. No primeiro dos dois dias da Conferencia Anual do Sector Privado, , o presidente da Associação dos Produtores de Banana mostrou-se preocupado com o facto do Sustenta ser apenas um programa do ultimo mandato de Filipe Nyusi, tendo questionado o Governo sobre a continuidade do mesmo.  Na qualidade de representante do Executivo, por sua vez, o ministro da Economia e Finanças, Max Tonela, declarou que é difícil saber se o Sustenta vai ou não continuar.

No Painel de Alto Nível cujo tema era Avaliação do Processo de Implementação de Reformas e Medidas de Restruturação para Revitalização do Sector Empresarial, o Presidente do Conselho Directivo da Associação dos Produtores de Banana de Moçambique, Arnaldo Ribeiro, reconhece que o programa Sustenta veio aumentar o aumento da produção do sector familiar dentro de pouco tempo, mas peca por “ser um plano do actual mandato porque quando Filipe Nyusi e Celso Correia terminarem o mandato, o mesmo será cortado”.

Por outro lado, Ribeiro observa que o Sustenta devia ser um projecto a longo prazo e não de um mandato, tendo igualmente pedido ao Governo para rever as políticas fiscais e aduaneiras para atrair investidores no sector da agricultura.

O ministro da Economia e Finanças, por sua vez, não conseguiu tranquilizar os agricultores não veem com bons olhos o fim do programa Sustenta. Na sua intervenção, Max Tonela preferiu ser realista e declarou que “é difícil saber se o Sustenta terá continuidade”.

Numa outra abordagem, Tonela vincou que o programa do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural cumpriu o objectivo de aumentar a produção dos agregados familiares, dando exemplo do Malawi onde o grosso das famílias vive na base da agricultura.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *