Jovens da OJM tomam sede do partido em Moatize em protesto contra destituição da recém eleita secretária

DESTAQUE POLÍTICA

Membros da Organização da Juventude Moçambicana (OJM), braço juvenil da Frelimo, no distrito de Moatize, província de Tete, encontram-se amotinados, desde a tarde desta segunda-feira, na sede do Comité Distrital do partido naquele ponto do país, em protesto contra uma suposta tentativa de destituição da actual secretária da organização, Maria Manuel Franque, eleita a 22 de Dezembro último.

Até a tarde desta terça-feira, os jovens que defendem a continuidade da secretária eleita, continuavam a ocupar o Comité Distrital, onde proibiam qualquer membro de entrar no edifício, depois de uma negociação falhada, ainda na manhã desta terça-feira, numa reunião realizada no Comité da Cidade, onde estiveram presentes os membros indicados pelo Comité Provincial, o secretário distrital do partido Frelimo, o administrador do Distrito de Moatize, o presidente do Conselho Autárquico da cidade de Moatize, entre outros membros chaves do partido no distrito.

A secretária ora em processo de destituição foi eleita democraticamente, na última conferência distrital, há pouco mais de quatro meses, com 27 votos, correspondentes a 57,4 por cento, contra 20 votos do seu adversário, Fernando Manuel Levissene, correspondentes a 42,6 por cento.

Uma nota do Secretariado do Comité Provincial, assinada pelo secretário do Comité Provincial do Partido Frelimo, Gonçalves João Jemusse, que a nossa reportagem teve acesso, refere que aquele organismo, sob proposta do comité de verificação local, decidiu anular os resultados da eleição da secretária distrital da OJM, Maria Manuel Franque, ao abrigo do número 03 do artigo 07 e artigo 15 da Directiva sobre as eleições internas da OJM.

A nota não diz de forma clara quais são as razões da impugnação do acto eleitoral de Dezembro último, contudo, a Comité Provincial, na 154° Secção Ordenaria, tomou ainda a decisão de convocar a 2° Sessão Extraordinária para a eleição do secretário da OJM.

Para tal criou uma comissão provincial para assegurar e preparar a segunda sessão extraordinária do organismo no distrito e remarcação da data para a realização da 2° sessão extraordinária, uma decisão que foi a gota de água que levou os membros da OJM a amotinarem-se na sede do Comité Distrital da Frelimo, esta segunda-feira, justamente no dia em que a referida comissão devia começar a preparar a sessão.

A referida comissão é composta por três três membros do comité Provincial, e tem como missão assegurar e preparar a sessão extraordinária do comité distrital agendada para o próximo dia 23 de Abril do ano em curso.

Acredita-se que a destituição da recém eleita secretária distrital da OJM seja movida por uma “guerra” entre as “facções” dentro do partido pelo controlo dos órgãos sociais, tendo em vista as conferências de eleição de delegados da base ao topo que jogarão um papel importante na sucessão. Este ano realiza-se o Congresso do partido no qual poderá ser renovado o Comité Central e quem controlar este órgão irá facilmente manipular a eleição do próximo candidato presidencial.

Ouvidos pela nossa reportagem os jovens manifestantes, que tomaram de assalto a sede do comité distrital do partido Frelimo, em Moatize, questionam a razão de só agora, volvidos mais de quatro meses, o Comité Provincial ter decidido impugnar o acto ocorrido em Dezembro.

Estes consideram estranha esta decisão e indicaram haver membros intrusos no seio dos camaradas jovens que, segundo eles, só pretendem abalar a OJM e denegrir a imagem desta organização.

Num outro desenvolvimento, os manifestantes alertam para momentos mais difíceis caso a pretensão da destituição da actual secretária, eleita por vontade de uma maioria expressa dos jovens da OJM naquele ponto do país, seja levada em marcha.

A nossa reportagem procurou ouvir o secretário do Comité Distrital do Partido Frelimo em Moatize, Avelido Dique, no entanto, este disse não ter autorização do Comité Provincial para falar sobre o caso que considera de extrema preocupação para o distrito, tendo em conta as eleições municipais que se avizinham. FC – Colaboração

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *