Mariazinha Niquice reeleita secretária-geral da OMM

POLÍTICA

O 5.º congresso da OMM, que teve lugar no último fim de semana, na Escola do Partido Frelimo, na Cidade da Matola, província de Maputo, reconduziu Mariazinha Niquice ao cargo de secretária-geral da Organização da Mulher Moçambicana (OMM) com 100% de votos, dos 194 delegados do Conselho Nacional. O sufrágio aconteceu na madrugada desta segunda-feira.

Na sua primeira intervenção após a reeleição, Mariazinha Niquice agradeceu o voto de confiança e prometeu trabalhar no sentido de implementar as tarefas incumbidas a serem desenvolvidas nos próximos cinco anos.

Além de Niquice, foram também eleitos três membros do secretariado do Conselho Nacional da OMM, nomeadamente, Regina Macuacua, Páscoa Julião e Julita Juma.

Outro órgão central da OMM, braço feminino do partido no poder, é o Conselho de Jurisdição do Conselho Nacional, para o qual foram eleitas Modesta Daniel (como secretária), coadjuvada por Maria Pedro e Manuela Macongo.

Na abertura do evento, o Presidente do partido Frelimo, Filipe Nyusi, destacou o empenho das mulheres na luta contra o terrorismo na província de Cabo Delgado, no Norte de Moçambique.

“Encorajamos as mulheres que, integradas nas nossas gloriosas Forças de Defesa e Segurança, com coragem e valentia, participam, lado a lado, com os seus companheiros de arma no combate cerrado contra os inimigos do progresso de Moçambique”, disse Filipe Nyusi.

Além de encorajar as mulheres que estão na frente de combate contra o terrorismo em Cabo Delgado, o chefe de Estado moçambicano enalteceu a importância dos “esforços visíveis” que a OMM tem realizado para a mobilização de apoios para os afetados pelo conflito.

“Saudamos os órgãos da OMM nos diversos níveis pelo seu trabalho visível na mobilização das mulheres para o seu envolvimento ativo no movimento de condenação e repúdios aos ataques armados”, acrescentou Filipe Nyusi.

Facebook Comments