Um sério aviso à navegação:  AMEPTROL quer revisão de preços de combustível em alta em menos de 30 dias

DESTAQUE ECONOMIA SOCIEDADE

Advinha-se um cenário mais desafiante para os moçambicanos nos próximos. A recente subida dos preços do combustível em todo território nacional veio agravar o custo de vida nas principais cidades moçambicanas. Na quinta – feira, 21 de Abril, os moçambicanos foram avisados que os próximos dias serão mais difíceis, uma vez que Associação Moçambicana de Empresas Petrolíferas (AMEPETROL) exigiu uma revisão em alta dos preços de combustível em menos de 30 dias.

De acordo com o presidente da AMEPETROL, Michael Ussene, visando reflectir o aumento do preço a nível internacional e apoiando-se as dividas de 12 milhões de dólares que o Estado tem com as empresas importadoras, os preços do combustível a nível nacional devem ser revistos em menos de 30 dias.

“Nos meses de Outubro e Novembro, um barril do crude no mercado internacional disparou de 70 para 80 USD, mas nos últimos meses por causa do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, custa 110 USD. Neste contexto, exigimos o aumento do preço dos combustíveis porque Moçambique está a praticar preços abaixo do ideal”, declarou Ussene.

Indo mais longe, na conferencia de imprensa em que as petrolíferas estiveram em peso, o presidente da AMEPETROL, avançou que as medidas anunciadas pelo Governo para evitar a subida brusca dos combustíveis no mercado nacional devido ao conflito entre a Rússia e a Ucrânia ainda não se fizeram sentir no seio dos importadores.

“Estas situações prejudicam a tesouraria das empresas e a situação agravou-se a partir de Abril corrente. Como consequência, algumas empresas pararam de operar por falta de capacidade e, se isto continuar, pode provocar a ruptura de stokcs em todo o sector, facto que irá afectar gravemente a economia do país, pelo que, em menos de um mês, é preciso que o Governo tome decisões”, disse Ussene.

Segundo cálculos da Associação Moçambicana de Empresas Petrolíferas, olhando para conjuntura actual do mercado internacional, ao invés dos actuais 71 meticais, o gasóleo devia custar 97 meticais, ou seja, os importadores exigem um aumento de 26 meticais no preço actual. Por seu turno, o preço da gasolina seria 19 meticais mais caro que actuais 77 meticais por litro.

De lembrar que a Autoridade Reguladora de Energia (ARENE) tornou publico o reajuste do preço dos combustíveis que estão em vigor no dia 17 de Março de 2022 corrente

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *