Nazário Balangane empossado como novo PCA do INP

DESTAQUE POLÍTICA

O Primeiro – Ministro, Adriano Maleiane, empossou, na segunda – feira, 04 de Julho, o Presidente do Conselho de Administração (PCA) do Instituto Nacional de Petróleos e o director geral do Instituto Nacional de Minas. Trata-se de Nazário Balangane e Elias Xavier Félix Daudi. Falando à margem da cerimónia da tomada de posse, Maleiane apontou que o INP deve continuar a aprimorar os mecanismos de fiscalização dos projectos de pesquisa e produção de gás que estão em curso e os que venham a ser aprovados.

De acordo com o Primeiro – Ministro, o Instituto Nacional de Petróleos, na qualidade de entidade reguladora, deve procurar apostar, continuamente, em iniciativas inovadoras para fazer face aos desafios estruturais que vão surgindo, ligados a prospeção, exploração, políticas e regulamentação das operações de pesquisa e produção de hidrocarbonetos.

Para alem de instar o no PCA do INP para a assegura para aprimorar os mecanismos de fiscalização dos projectos de pesquisa e produção de gás que estão em curso e os que venham a ser aprovados, Adriano Maleiane espera os planos ligados ao conteúdo local sejam integralmente cumpridos.

“Para a materialização destas e outras acções, o Engenheiro Nazário Balangane, que acabamos de empossar, deve prosseguir com o fortalecimento institucional do INP, apostando na formação e capacitação dos quadros da instituição, no trabalho em equipa e na gestão criteriosa e transparente da coisa pública”, declarou o governante para depois desafiar o novo director – geral do Instituto Nacional de Minas estabelecimento de normas e directrizes relativas à participação do sector público e privado olhando para exploração, tratamento, exportação e importação de produtos mineiros e seus derivados.

“Esperamos que o INAMI continue a pautar pelo aprimoramento de políticas e medidas que contribuam para que os intervenientes públicos e privados do sector mineiro possam, entre outros, garantir o aumento e a optimização da produção mineira de forma sustentável, incluindo a adição de valor aos recursos minerais produzidos no mercado nacional; e que a produção mineira seja desenvolvida com a utilização de tecnologia eficiente que assegure a protecção e preservação do meio ambiente”, desafiou Maleiane

De referir que na mesma cerimonia, o Primeiro – Ministro empossou Grácio Rosário Cune para o cargo de director-geral-adjunto do INAMI.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *