Tribunal de Apelação de Londres decide a favor do financiamento ao Projecto de LNG de Moçambique

DESTAQUE ECONOMIA

Os Ambientalistas Britânicos representados pela Friends of the Earth perderam nesta sexta-feira o caso que visava barrar o financiamento do Governo Britânico de $ 1.15 bilhões para o Projecto de LNG da Área 1. Assim, o Governo Britânico tem o caminho livre para conceder o empréstimo a Total Energies de Palma, cujo Investimento total é de $ 20 bilhões.

O tribunal de Londres decidiu rejeitando um recurso da Friends of the Earth que empréstimo do governo britânico para o projecto de gás natural liquefeito (GNL) em Moçambique é legal, e esta é mais uma boa razão para que a Total Energies retorne à implementação do projecto ainda este ano.

A acção legal da Friends of the Earth falhou em um tribunal inferior, e mais uma vez foi indeferida pelo Tribunal de Apelação. O grupo de ambientalistas descreveu a decisão do tribunal como “extremamente decepcionante” e mesmo após perder a causa diante do tribunal está considerando submeter recurso na Suprema Corte do Reino Unido.

Rachel Kennerley, uma das activistas do grupo disse em um comunicado que “este julgamento foi extremamente decepcionante e não altera nossa firme crença de que o governo do Reino Unido não deveria apoiar o projecto de gás de Moçambique, ou qualquer projecto de combustível fóssil em casa ou no exterior”.

Por sua vez a UKEF (UK Export Finance) congratulou-se com a decisão do tribunal, e avançou: “continuamos confiantes de que o segue a devida diligência robusta e reconhecida internacionalmente antes de fornecer qualquer suporte para projectos no exterior”, disse o porta voz.

O porta-voz da Total Energies também saudou a decisão, dizendo que o projecto “trará uma série de benefícios sociais e económicos para Moçambique e é uma parte fundamental do objectivo de Moçambique diversificar a sua economia”.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *