Cólera já matou 16 pessoas no presente ano em Moçambique

DESTAQUE SAÚDE SOCIEDADE

Tende a subir o número de mortes por cólera em todo território nacional. De acordo com dados tornados públicos pelo Ministério da Saúde, subiu para 16 o número de óbitos. A província de Niassa, Zambézia e Tete, províncias que fazem fronteira com o Malawi, continuam a liderar no que respeita ao número de casos activos.

Segundo Domingos Guiole, representante do departamento de Vigilância em Saúde Pública no Ministério da Saúde, que referiu que o alastramento de casos de cólera é resultado da época chuvosa, a taxa de letalidade daquela doença diarreica tende a aumentar no país.

“Nós temos um cumulativo de 1.376 casos de cólera e 16 óbitos, que correspondem a uma taxa de letalidade de 1,2%”, disse Guiole para acrescentar a doença pode se alastrar para todas províncias do país devido à mobilidade de pessoas e bens e a época das chuvas em curso.

O representante do departamento de Vigilância em Saúde Pública no Ministério da Saúde declarou, por outro lado, que a província do Niassa, que por sinal faz fronteira com Malawi, país que enfrenta um surto de cólera, lidera em termos de óbitos e casos activos.

Refira-se que a província de Gaza, depois de nove anos livre da cólera, registou na segunda-feira, 16 de Janeiro, cinco casos.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *