Fevereiro e Março são o pico da época chuvosa em Moçambique e em 2024 não será diferente

INGD reconhece que tragédias estão acima da sua capacidade

DESTAQUE SOCIEDADE

O vice-presidente do O Instituto Nacional de Gestão e redução de Desastres (INGD), Gabriel Monteiro, referiu que que a instituição responsável pela gestão e redução de destrates no país sempre alertou sobre a ocorrência de eventos climáticos extremos, mas as tragédias estão acima das suas capacidades.

“Mais vale prevenir do que remediar” é o slogan do O Instituto Nacional de Gestão e redução de Desastres (INGD). Contudo, em todas épocas o INGD não tem conseguido se antecipar aos eventos climáticos, sobretudo, quando se trata da época chuvosa.

Na tentativa de se eximir da culpa pelo facto de famílias terem sido apanhadas pelas chuvas ainda mais zonas vulneráveis a inundações, o vice-presidente do O Instituto Nacional de Gestão e redução de Desastres (INGD), Gabriel Monteiro, declarou que a sua instituição tem feito o trabalho de alertar as comunidades sobre a ocorrência de eventos, tendo reconhecido que as tragédias estão acima das capacidades do INGD

“Desde que analisamos a época chuvosa temos estado a emitir informação que vem da INAM. Portanto, não faltou informação, o que pode ter acontecido é o nível da gravidade do problema pode ter apanhado algumas pessoas de supressa tanto quanto aconteceu na passagem do Ciclone Idai”, justificou Monteiro.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *