Site icon

Mais de 200 mil moçambicanos foram infectados pelo HIV/SIDA em 2022 em Moçambique

O Ministério da Saúde (MISAU) tornou público na última 4ª-feira, 15 de Março, em Maputo, que no ano de 2022 pelo menos 266 mil moçambicanos foram infectados pelo vírus do HIV/SIDA subindo dos já registados 2,2 para 2,4 milhões o número de pessoas que vivem com HIV no país no período entre 2021 e 2022.  

O vice-ministro da Saúde, Ilesh Vinodrai Jani avançou na ocasião que das novas infecções ocorridas em 2022, 230 mil foram em adultos e 36 mil em crianças e adolescentes.

Para Ilesh Jani, Moçambique precisa urgentemente encontrar respostas mais eficazes e adoptar estratégias fortes para eliminar os tabus que giram em torno desta doença.

Precisa-se também aumentar a cobertura geográfica das intervenções com vista a identificar e aumentar o pacote de prevenção da doença nas populações-chave, levando em consideração as barreiras socio-estruturais impostas por estas populações, disse o vice-ministro da Saúde.

O autoteste recentemente introduzido é uma das estratégias para que as pessoas saibam do seu estado de saúde, pois “poderá impulsionar ainda mais o aumento do conhecimento do sero-estado, permitindo que alcancemos, até 2025, o primeiro 95 das metas da cascata 95-95-95”, disse Ilesh Jane.

O MISAU apela a continuidade e prevenção do HIV, visto que esta é uma das principais prioridades da instituição.

Exit mobile version