O Governo de Moçambique recebeu uma doação do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) para implementar, através do Instituto para Promoção de Pequenas e Médias Empresas (IPEME, IP), o Projecto de Conteúdo Local para Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) lideradas por jovens e mulheres (WEBS).
O Projecto financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento visa apoiar o ecossistema de empreendedorismo juvenil e feminino emergente para que este segmento esteja preparado para aproveitar as oportunidades e iniciativas de conteúdo local destinadas a impulsionar o crescimento económico e geração de emprego.
“Conforme puderam acompanhar este programa é financiado pelo banco africano de desenvolvimento nós temos vindo a falar dele e o principal escopo é garantir a formação e assistência dedicada a um conjunto de micro pequenas e médias empresas e empresas startups que são lideradas por jovens e mulheres e nesse conjunto 50% devem ser as mulheres”, explicou Joaquina Gumeta, directora Geral do IPEME,IP à margem do lançamento do projecto.
Prosseguindo, Gumeta referiu que será lançado um concurso público com o intuito de escolher os mais destacados que, por sua vez, vão beneficiar do projecto financiado pelo BAD.
“Será um concurso onde iremos selecionar aqueles que melhor se destacar, será um processo transparente e legível. Portanto nós vamos continuar a trabalhar com eles para as fases seguintes do último programa de assistência de actividade que vai até a certificação tanto como apresentámos relativamente a este programa muse startup financiamento pelo banco africano este programa em específico é o financiamento de um milhão de dólares”. Frisou a diretora
De realçar que no lançamento do Projecto de Conteúdo Local para Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) lideradas por jovens e mulheres (WEBS) estiveram membros de representação do Estado e da sociedade civil.
Facebook Comments