Governo promete construir mais quatro hospitais distritais até Dezembro deste ano

DESTAQUE POLÍTICA

No contexto do projecto “um distrito, um hospital” lançado pelo Presidente da República em 2019, eis que o ministro da Saúde, Armindo Tiago prometeu durante a segunda sessão de perguntas e respostas ao Governo havida ontem, 11 de Maio, na Assembleia da República, que até o final deste ano o Governo fará a construção de quatro hospitais distritais. Lembrando que apenas 46 dos 154 distritos do país é que dispõem de uma unidade sanitária a nível distrital.

“É por isso que, no âmbito da iniciativa presidencial um distrito, um hospital, a visão é garantir que seja acelerado o processo da construção de unidades sanitárias do tipo distritais no país”, disse Armindo Tiago na sua intervenção.

O ministro do sector da saúde revelou ainda que “foi concluída a construção dos hospitais distritais de Mulevala, Machaze, Jangamo e Bilene”, que “estão em construção os hospitais de Meconta, Mopeia, Massinga e está em requalificação o Hospital de Ulónguè. Temos a previsão, para este ano, o início da construção dos hospitais de Larde, Chitima, Marara e Inhassoro”.

Ainda no pacote das mexidas nos hospitais, o Hospital Psiquiátrico de Infulene, na Cidade de Maputo irá beneficiar de uma reabilitação, tendo o ministro avançado esta já está em curso.

E as promessas não pararam por aí. Prometeu novamente alocar aos hospitais provinciais máquinas de Tomografia Computadorizada, também conhecidas como TAC. Aliás, estas já haviam sido prometidas em outras ocasiões, mas o incumprimento chegou a causa revolta de muitos utentes que há muito aguardam pelas TAC.

Quanto às maquinas, o Governo foi mais ousado ao referir que “o Plano Quinquenal do Governo indica que o Governo deve colocar TAC apenas no Hospital Provincial de Tete, mas o que estamos a dizer é que o Governo vai colocar TAC em todos os Hospitais Distritais”. Porém esta promessa não veio acompanhada das respectivas datas.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *