ARENE reajusta preço do gasóleo e adverte que não terá impacto na tarifa dos transportes

DESTAQUE ECONOMIA SOCIEDADE

Recentemente, a AMEPETROL, apoiando-se nos cortes de produção da OPEP, veio ao terreno declarar que os próximos meses seriam desafiantes no país no que respeita aos preços de combustíveis, sendo que na mesma senda, o Governo veio ao terreno anunciar que os preços de combustíveis seriam reajustados nos próximos meses. Nesta quinta-feira, 11 de Maio, a Autoridade Reguladora de Energia (ARENE) tornou público o ajustamento dos preços dos produtos petrolíferos a vigorar a partir do dia 12 de Maio corrente. O preço do gasóleo foi reajustado em alta. No entanto, a ARENE advertiu que o reajuste não terá impacto na tarifa de transporte público de passageiros.

Numa altura que o preço de barril de petróleo regista ligeira queda no mercado internacional, a Autoridade Reguladora de Energia anunciou o reajuste do preço dos produtos petrolíferos no país. No rol das suas justificações, a ARENE evoca o aumento dos custos de importação (CIF) que fazem com que o preço real dos produtos aumente.

Aliás, a ARENE observa que a actual situação “tem gerado operação deficitária das empresas distribuidoras dos combustíveis, uma vez que o preço praticado não cobre o custo necessário para a sua importação, podendo originar uma situação de insegurança no abastecimento de combustível no mercado nacional”.

De acordo com a nova tabela de preços, o preço do gasóleo vai sofrer incremento de 6,78 meticais, ou seja, passa dos actuais 87,97 meticais/litro para 94,75 meticais. Contudo, aquela instituição chancelada pelo Ministério dos Recursos Minerais e Energia adverte que esta decisão não terá impacto na tarifa de transporte público de passageiros.

“Refira-se que o ajustamento do preço do gasóleo não terá influência na tarifa de transporte público e semi-colectivo, visto terem sido aplicados instrumentos de gestão para garantir protecção dos cidadãos utentes em relação a tarifa de transporte”.

O gás natural veicular foi também reajustado em alta, passando dos 43,73 meticais/litro equivalente para 45,16 meticais/litro equivalente

Ao contrário do que aconteceu com o gasóleo e gás veicular, o preço da gasolina foi reajustado em baixa, tendo decaído dos actuais 86,97 meticais/litro para 85,45 meticais/litro, enquanto preço do gás da cozinha mantém-se nos actuais 90,01 meticais/quilograma.

 

 

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *