Por meio de ajuste directo Governo concessiona exploração de areias pesadas na Zambézia à chineses

DESTAQUE ECONOMIA

De acordo com o anunciado na última terça-feira, durante uma reunião comunitária de avaliação de impactos ambientais, investidores chineses pretendem explorar areias pesadas em Pebane, distrito costeiro do centro de Moçambique. O projecto terá lugar numa concessão de 9.000 hectares, onde a exploração está autorizada para uma área de 532 hectares, sendo o restante reservado para actividades agrícolas locais.

O empreendimento nasce do ajuste directo fruto de uma sociedade formada pela firma chinesa Desheng Port e os Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) para construir e explorar em regime de concessão o terminal portuário a localizar no distrito de Chongoene, província de Gaza.

Nesse âmbito, em Abril deste ano o Governo moçambicano autorizou a construção de um novo terminal portuário no sul do país que vai escoar areias pesadas exploradas pela China.

Para a materialização do projecto exploração de areias pesadas no povoado de Nicadine, na Zambézia os chineses têm em mãos um capital financeiro que ronda nos 13,75 milhões de euros.

Estima-se que seja possível extrair um milhão de toneladas de ilmenite e 324 toneladas de zircão.

No entanto a China aparece entre os principais destinos de exportação deste tipo de produtos extractivos em território moçambicano, e esta (concessão) alista-se ao leque de empresas chinesas detentoras de várias concessões mineiras ao longo do país.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *