CNE vai gastar mais de 41 milhões de meticais para repetir eleições em quatro autarquias  

DESTAQUE POLÍTICA

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) revelou que o custo total da de repetição votação será de 41.383.851,58 MT (quarenta e um milhões, trezentos e oitenta e três mil, oitocentos e cinquenta e um Meticais e cinquenta e oito centavos), tendo, por outro lado, esclareceu que houve um lapso no número de mesas anunciado pelo Conselho Constitucional.

Durante a 41ª Sessão do Conselho de Ministros, o Governo aprovou a data (10 de Dezembro) proposta pela Comissão Nacional de eleições para a repetição votação em quatro autarquias.

A instituição liderada por Dom Carlos Matsinhe, através do seu porta – voz, Paulo Cuinica, garantiu que “todo o material de votação já está no país, sendo que neste momento decorre o seu transporte por via aérea para as capitais” e que até sexta-feira, 08 de Dezembro, o material estará nos distritos para “se iniciar o processo de sua distribuição para os locais de votação”.

De acordo com Cuinica, o custo total da de repetição do escrutínio será de 41.383.851,58 MT (quarenta e um milhões, trezentos e oitenta e três mil, oitocentos e cinquenta e um Meticais e cinquenta e oito centavos).

O ´Porta – voz da Comissão Nacional de Eleições esclareceu, por outro, que houve um lapso nos números de mesas de voto apresentados pelo Conselho Constitucional na autarquia de Nacala-Porto, referindo que ao invés de 20 são 18.

Apoiando-se na lei permanente, a Comissão Nacional de Eleições declarou que até três dias após a data da votação vai se fazer o apuramento intermédio – distrital e de cidade e, cinco dias após a votação, a centralização provincial, sendo que centralização nacional e apuramento geral terá lugar até 15 dias após a votação e dentro do mesmo período será feito o anúncio dos resultados pela CNE.

Refira-se que a votação será repetida em 75 mesas, das quais 18 em Nacala-Porto, na província de Nampula; 13 em Gurúè e 03 em Milange, na Província da Zambézia; e 41 em Marromeu, em Sofala (toda a autarquia da Vila de Marromeu).

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *