Cecília Guambe reconhecida pela ACD após quebrar recorde dos 400m barreiras que vigorava há 22 anos

DESPORTO DESTAQUE

A recordista dos 100 metros barreiras, Cecília Guambe, manteve acesa a chama da esperança de alcançar o mínimo B de acesso aos Jogos Olímpicos París – 2024, fixado em 12.80 segundos. A maior competição planetária terá lugar entre Julho e Agosto próximos, sendo que a atleta tem ainda uma janela de qualificação.

A Presença de Cecília Guambe nos Jogos Olímpicos París-2024 tornou-se uma possibilidade de a atleta ter conseguido baixar os 14.00 segundos – o melhor tempo que detinha registado nos Jogos Africanos de Acra, realizados em Março último – para 13.93 no decurso do Campeonato Nacional de Atletismo, que teve lugar há dias no no Estádio Nacional do Zimpeto.

O maior destaque da atleta foi a sua brilhante participação na prova dos 400m barreiras ao fixar o novo máximo em 1’02”33 contra os anteriores 1’03”03 pertencente a Telma Cossa, marca que perdurava há 22 anos.

Para enaltecer este feito, a Amaramba Capital Dealer, instituição que promove uma bolsa desportiva para atleta, homenageou a atleta por apresentar passos significativos tendo em conta o horizonte que a Cecília Guambe persegue, que passa pela sua participação notável em competições internacionais.

A cerimónia de reconhecimento teve lugar ontem, no Parque dos Continuadores e contou com a presença de representantes da ACD, desportistas e jornalistas.

A Instituição que atribuíu uma bolsa desportiva a atleta, referiu que a mesma cobre três dimensões, logística, técnica e psicologíca, tendo no seu discurso enfatizado que, “É extremamente gratificante ver o impacto positivo que a nossa bolsa desportiva tem na carreira desportiva de Cecília Guambe, ao bater um recorde nacional que vigorava há 22 anos, demonstrou o seu talento e dedicação, mas também inspirou muitos outros atletas a perseguirem os seus próprios sonhos. O seu trabalho árduo e determinação são verdadeiramente exemplares e merecem todo o nosso reconhecimento e apoio.” Disse Joaquim Bazar Director Executivo da Amaramba Capital Dealer.

Por seu turno, a homenageada, que mostrou-se confiante no processo de apuramento referiu que “estou a trabalhar afincadamente e determinada para reduzir cada vez mais o tempo e tudo que espero é conseguir a vaga olímpica ou pelo menos no âmbito de quotas africanas reservadas para os atletas com melhor performance internacional”. Disse Cecília Guambe, que também aproveitou a ocasião para frisar que o apoio da ACD é fundamental e um diferencial para sua perfomance.

Cecília Guambe tem a oportunidade de brilhar e conseguir carimbar a sua participação nos Jogos de París no Campeonato Africano dos Camarões, que se realiza de 21 a 26 deste mês.

Facebook Comments

Tagged

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *