A Frelimo e Daniel Chapo foram consagrados pelas Comissões Provinciais de Eleições vencedores das Eleições Gerais, Legislativas e das Assembleias Provinciais. O êxito da Frelimo e do seu candidato não passou despercebido na África do Sul, uma vez que Congresso Nacional Africano (ANC), através de um comunicado, felicitou o partido no poder e o seu candidato pelo triunfo que “reafirma a confiança contínua do povo de Moçambique na liderança da Frelimo e princípios revolucionários”.
O Congresso Nacional Africano, partido no poder na África do Sul, lembra com nostalgia, a longa história que tem com a Frelimo na luta contra o colonialismo e contra o apartheid e, por isso, reitera que a visão dos dois partidos “libertadores” permanecem alinhadas “na busca da transformação económica, da justiça social e da dignidade do nosso povo”.
Daniel Chapo foi o candidato que granjeou a simpatia dos moçambicanos, segundo as Comissões Distritais e Provinciais de Eleições, e, por isso, o ANC saudou o triunfo do candidato nascido após a independência, destacando que a liderança de Chapo será crucial para enfrentar os desafios que o país terá nos próximos anos.
“Estendemos os nossos melhores votos ao camarada Daniel Chapo, o primeiro candidato presidencial da Frelimo nascido após a independência de Moçambique, e representa uma nova geração de liderança que leva adiante os valores de Samora Machel. A sua liderança será crucial para continuar a avançar nos ganhos obtidos desde a independência e para enfrentar os desafios que temos pela frente”, lê-se no comunicado da ANC.
Se por um lado, o partido no poder na África do Sul elogiou o ´povo moçambicano pela participação em eleições pacíficas, livres e justas, reiterando que acredita que os processos democráticos devem reflectir a vontade do povo e garantir a continuidade da estabilidade, do crescimento e do desenvolvimento em toda a nossa região.
Por outro, vincou que está pronto para fortalecer as relações bilaterais com a Frelimo e, sobretudo, aprofundar a cooperação e perseguir o objectivo revolucionário partilhado de um futuro equitativo e justo para todos.

Facebook Comments