Acredita Emprega vai apoiar mais de vinte mil jovens em todo território nacional

POLÍTICA

O Governo de Moçambique, através da Secretaria de Estado da Juventude e Emprego (SEJE), lançou, recentemente, no distrito de Matutuine, na província de Maputo, a segunda actividade do Programa EMPREGA, denominada “Acredita Emprega”.  Trata-se de uma iniciativa implementada pela Secretaria de Estado da Juventude e Emprego, com o apoio do Banco Mundial, que nos próximos dois anos vai atribuir bolsas formativas e serviços de apoio a mais de 20.000 jovens moçambicanos nas três regiões do país, sendo que na fase inicial o programa abrange 5.000 jovens da região Sul e os 1.000 melhores formandos irão beneficiar de uma subvenção para apoiar a formalização dos seus negócios.

 

De acordo com a Secretaria de Estado da Juventude e Emprego, Oswaldo Petersburgo, na primeira fase, o programa focar-se-á nos jovens com idades compreendidas entre os 18 e 35 anos residentes nos distritos da Manhiça, Matutuine, Kamaxakeni e Matola.

Com esta iniciativa, o SEJE pretende que os jovens aumentem as suas oportunidades de empregabilidade, melhorem os seus conhecimentos e habilidades, responderem melhor às necessidades do mercado, ganhar autonomia e criarem/desenvolverem os seus próprios negócios com especial atenção para a captação de mulheres e seu empoderamento.

Por outro lado, ainda de acordo com o SEJE, através do Acredita Emprega, os jovens beneficiários terão acesso a bolsas de formação profissional em 17 áreas profissionalizantes como: carpintaria, canalização, mecânica de automóveis, sistemas de refrigeração, corte e costura, cabeleireiro e estética, reparação de computadores, serviços de apoio como cartas de condução, transporte e mobilidade.

Para além do objectivo de desenvolver as competências relevantes dos beneficiários e aumentar as oportunidades de empregabilidade, a Secretaria de Estado da Juventude e Emprego vai convidar os melhores bolseiros para beneficiarem de uma subvenção para criação de negócios e formalização de empresas.

Discursando no lançamento do Acredita Emprega, o Secretário de Estado da Juventude e Emprego, Oswaldo Petersburgo, avançou que, por um lado, apesar de ser uma iniciativa do Governo, o Acredita Emprega pertence à juventude moçambicana. Por outro, afirmou que o projecto visa apoiar jovens com menos condições sociais e económicas e em condições de vulnerabilidade para serem mais produtivos com vista a aumentarem os seus ganhos.

“O Acredita Emprega que hoje foi lançado para a região sul irá expandir-se para as regiões centro e norte do país, beneficiando cerca de 20.000 jovens. E um segundo sub-grupo, de cerca de 4.000 jovens bolseiros, irá competir para receber o fundo inicial para montar, formalizar ou expandir os seus negócios. Este programa não tem dono, a não ser os próprios jovens, daí queremos que todos acreditem no projecto e se inscrevam”, frisou Petersburgo.

Por sua vez, a Secretária de Estado na província de Maputo, Vitória Diogo destacou que o “Acredita Emprega” prova mais uma vez que o Estado moçambicano está cada vez mais preocupado em criar oportunidades iguais para homens e mulheres.

“Estamos satisfeitos em saber que este projecto contempla em todas as suas vertentes 50% de oportunidades para rapazes e raparigas e, por isso, garantimos que a província de Maputo fará tudo o que for necessário para que este projecto seja um sucesso”, declarou.

Importa referir que as candidaturas para o Acredita Emprega terminam no dia 30 de Julho e os interessados podem candidatar-se através do website www.acreditaemprega.seje.gov.mz ou através dos promotores que vão na inscrição presencial para jovens sem acesso a internet.

Facebook Comments