O Presidente do Conselho Municipal de Maputo, Rasaque Manhique, desafiou, esta sexta-feira, 18 de Outubro, a Empresa Municipal de Transportes Públicos de Maputo (EMTPM) a renovar a frota de auto-carros, ou seja, ampliar e modernizar as infra-estruturas da empresa para melhor prestação de serviços à população.
Rasaque Manhique falava durante da abertura da XIII Reunião Anual de Planificação da EMTPM que decorreu na sob o lema “sustentabilidade da EMTPM é nosso compromisso”.
“A frota de veículos precisa de ser renovada e as infra-estruturas ampliadas e modernazidas. Estes são problemas que impactam directamente na qualidade dos serviços prestados à nossa população”, disse Manhique.
O presidente do Conselho Municipal de Maputo destacou igualmente a necessidade de se adquirir meios circulantes modernos que possam mitigar problemas ambientais. Aliás, para o efeito Manhique destacou a possibilidade de aquisição de viaturas movidas a gás e electricidade.
“Precisamos de encontrar soluções inovadoras adequadas e sustentáveis para a renovação da nossa frota priorizando veículos que contribuam para a preservação ambiental como os auto-carros movidos a gás e, quiçá começar a idealizar a importação de viaturas híbridas ou eléctricas e a gás”, apontou.
O Edil de Maputo não deu subsídios concretos para a implementação de projectos ou possível aquisição das viaturas, mas garantiu que “oportunamente vai-se pronunciar ao público”.
Manhique referiu, por outro lado, que pretende que na modernização das infra-estruturas seja prioridade a “adopção de tecnologias que possibilitem a monitorização em tempo real, actualização de sistemas de pagamentos por via electrónica, disponibilização de informações actualizadas para os passageiros” de modo a melhorar “serviços prestados a população”.

Facebook Comments