- Edil de Quelimane convoca manifestação em protesto contra os resultados anunciados pela CNE
A Comissão Nacional de Eleições confirmou, na quinta-feira, 24 de Outubro, a Frelimo e o seu candidato presidencial, Daniel Chapo, como vencedores das Eleições Gerais, Legislativas e das Assembleias Provinciais. Reagindo aos resultados anunciados por Dom Carlos Matsinhe, Manuel de Araújo, cabeça – de – lista da Renamo na Zambézia, não tem dúvidas de que houve fraude, referindo que “os nossos ladrões são tão estúpidos e tão burros que deixaram impressões digitais e pistas por tudo o que é canto”. Para protestar os resultados, que ao seu ver são fraudulentos, Araújo alinhou com o “fica em casa” de Venâncio Mondlane.
Manuel de Araújo não tem dúvidas de que os resultados das Eleições Gerais, Legislativas e das Assembleias Provinciais foram adulterados, daí que exorta a todos moçambicanos para marcharem em prol da verdade eleitoral.
“Um ladrão deve ter o mínimo de inteligência para saber roubar sem deixar pistas! Os nossos ladrões são tão estúpidos e tão burros que deixaram impressões digitais e pistas por tudo o que é canto! Peço à mamã Graça Machel que nos empreste a sua coragem, humildade e sabedoria e se junte a nós na marcha! Peço ao Professor Ferrão! Ao Professor Ngoenha? Ao Professor Castiano, ao Professor Lourenço de Rosário, aos Professores Ismael Mussa, João Carlos Colaço, João Pereira, Brazão Mazula, Magode, João de Barros, Teresinha e Silva, Conceição Osório, Patrício José, Paulo Uache, … aos Chefes de Estado Maior dos vários ramos das forças armadas, aos Embaixadores e diplomatas do país pelo mundo fora: chegou a hora de dar a nossa carne a sobrevivência da nossa pátria e. A defesa dos interesses mais mais altos da nossa mãe pátria!! Aos embaixadores, ministros, governadores, aflsministradire, pcas reformados ou a caminho da reforma, somos todos chamados a ficar em casa amanhã para refletirmos sobre o caminho que queremos como país”, escreveu Manuel de Araújo nas redes sociais.
Ainda na onda de protestos contra os resultados anunciados por Dom Carlos Matsinhe e do assassinato de Elivo Dias, o edil de Quelimane alinhou no “fica em casa” anunciado, recentemente, por Venâncio Mondlane.
“Convido a todos os Quelimanenses, Zambezianos, Moçambicanos e amigos de Quelimane, da Zambézia e de Moçambique residentes assim todos aqueles que regaram com seu sangue a nossa independência, a nossa democracia para ficarem em casa amanhã em protesto a fraude eleitoral e a morte dos nossos irmãos Elvino Dias, Paulo Gwambe, Siba Siba Macuacua, Jeremias Pondeca, Carlos Cardoso, Samora Machel, Uria Simango, Paulo Gumane, Filipe Samuel Magaia, Paulo Samuel Kankhomna, Josina Machel, Calisto Meque, André Matsangaisse, Afonso Marceta Macacho DHLAKAMA, Giles Cistac, Azagaia, Felisberto Felix, e a todas as vítimas deste regime desde 1964! Chega de mortes!” refere de Araújo para depois pedir ao presidente da CTA para libertar os empresários.
“Vamos todos ficar em casa amanhã! Rogo ao Mano Vuma do CTA para libertar os agentes económicos vítimas dos raptos para que amanhã se juntem ao povo! Negros, brancos, mulatos e os sem raça vamos juntos mostrar e demonstrar que amamos esta pátria! Aos jovens, aos funcionários públicos e privados, aos membros das associações civis, as confissões religiosas, aos bancos, as empresas, as ONGs, aos funcionários das Embaixadas em Maputo e na diáspora aos membros dos partidos políticos, colegas subordinados e superiores ficarem em casa amanhã, Sexta Feira 25 de Outubro de 2024 em protesto ao roubo descarado e estúpido de votos e as assassinatos e raptos dos nossos entes e queridos”.

Facebook Comments