Maputo parou para receber Venâncio Mondlane

DESTAQUE POLÍTICA

A capital moçambicana, Maputo, parou nesta quinta-feira, 09 de Janeiro, para receber Venâncio Mondlane, candidato que, segundo a Comissão Nacional de Eleições e o Conselho Constitucional, terminou a corrida eleitoral na segunda posição. Os estabelecimentos comerciais estão encerrados e o povo se fez às ruas para receber aquele que se auto-proclamou candidato do povo.

Apesar da chuva que caiu nas primeiras horas do dia, milhares de moçambicanos se fizeram ao Aeroporto Internacional de Maputo para acompanhar ao vivo e a cores o regresso do candidato presidencial suportado pelo PODEMOS.

No entanto, as suas pretensões foram “sol de pouca dura”, uma vez que a Polícia da República de Moçambique, concretamente a Unidade de Intervenção Rápida (UIR), foi destacada com a missão de impedir a entrada dos apoiantes de VM no Aeroporto, tendo para o efeito disparado gás lacrimogéneo e balas reais.

Mesmo com os disparos, a moldura humana continuou aguardando pela saída de Mondlane. Depois de prestar declarações à imprensa, VM abandonou o Aeroporto Internacional de Maputo e foi efusivamente saudado pelos seus apoiantes que estavam no seu aguardo na Praça dos Heróis Moçambicanos.

A caravana de Venâncio Mondlane percorria pacificamente algumas artérias da Cidade de Maputo. No entanto, a UIR na tentativa de dispersar a multidão disparou balas reais, sendo que neste momento há registo de mortes e feridos graves.

Facebook Comments