Venâncio Mondlane ainda continua “fora” da mesa de diálogo

DESTAQUE POLÍTICA

 O Presidente da República, Filipe Nyusi, reuniu-se nesta quinta-feira, com os líderes e candidatos presidenciais para diálogo com vista a pacificar o país. Na reunião, mais uma vez, não estava o candidato presidencial do PODEMOS, Venâncio Mondlane, por sinal a peça chave para o fim das manifestações.

Estavam na reunião Ossufo Momade (RENAMO), Lutero Simango (MDM), Salomão Muchanga (Nova Democracia), Albino Forquilha (PODEMOS) e Daniel Chapo (FRELIMO).

Na ocasião, o candidato presidencial de batuque e maçaroca, Daniel Chapo, fez saber que, numa primeira fase, o diálogo está destinado aos partidos políticos e que futuramente poderá ser abrangente, sem fazer menção do candidato presidencial do segundo partido mais votado.

“A mesa de diálogo está aqui presente, está em aberto mas também é um diálogo interpartidário, mas futuramente vai ser aberto a sociedade civil e a todos extractos sociais”, disse o secretário-geral da FRELIMO.

Por outro lado referiu que, os encontros têm vista criar mecanismos para a estabilidade do país e harmonia social para além de criação de reformas em benefício dos moçambicanos.

“Vamos continuar a trabalhar para as reformas que é objectivo principal do povo moçambicano representado aqui pelos partidos políticos. Estamos a falar das reformas da lei eleitoral, com reforma relacionada com o aprimoramento do processo de descentralização que já começou e as reformas que nos possam levar a revisão da constituição para acomodar os interesses do povo moçambicano e outras reformas que forem necessárias”, disse.

O presidente eleito assegurou que já há consensos para “formar grupos de trabalho que vão fazer parte da comissão técnica” para o aprimoramento das reformas supracitadas.

Facebook Comments