Uma equipe médica do Hospital Central de Quelimane (HCQ), liderada pelo Dr. Equibal Muanarira e composta pelos médicos Moisés, Giselda, Abel e pelo médico em pós-graduação, realizou com sucesso a remoção de um tumor gigante de 12 kg do ovário de uma paciente.
A jovem Inês Miguel Ramos, de 23 anos, natural de Nicoadala, passou por essa cirurgia extraordinária após sofrer durante três anos com um inchaço abdominal. Inicialmente, a condição foi erroneamente interpretada pela comunidade como uma gravidez. Somente após uma avaliação no centro de saúde local a gravidade do caso foi reconhecida, levando à sua transferência para o HCQ em busca de tratamento especializado.
Na manhã desta quarta-feira, 19 de março de 2025, Inês expressou sua alegria e alívio após o procedimento. “Estava sofrendo há anos e agora finalmente estou livre desse sofrimento”, afirmou emocionada.
O Dr. Equibal Muanarira, diretor do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia, aproveitou a oportunidade para alertar a comunidade: “É fundamental que as pessoas procurem as unidades de saúde ao perceberem qualquer sintoma anormal. Não devemos esperar que os problemas se agravem.”

Facebook Comments