PRM neutraliza grupo de jovens que pretendiam se filiar aos terroristas em Cabo Delgado

DESTAQUE SOCIEDADE

Com um dos elementos do grupo, altamente preparado em estudos islâmicos no Sudão, de onde regressou recentemente, 15 jovens, todos do sexo masculino, de idades compreendidas entre 18 e 30 anos, estão detidos, desde última sexta-feira (02), nas celas da Polícia da República de Moçambique (PRM) na cidade de Pemba, província de Cabo Delgado, acusados de preparação de actos radicais para filiação ao terrorismo.

O porta-voz da PRM ao nível da província de Cabo Delgado, Mário Adolfo, declarou, na segunda-feira (04), que o grupo detido numa residência, no bairro Cariacó, quando estava em mais uma sessão de radicalização ao ter sido encontrado a ler o Alcorão numa madrassa (escola islâmica).

Adolfo apontou, por outro lado, que foram capturados materiais como fardamento e pastas militares que estavam na posse dos 15 indivíduos na sua maioria naturais de Cabo Delgado e apenas um da província de Nampula.

Mário Adolfo fez saber ainda que o proprietário da casa onde os supostos membros que iam se filiar aos grupos terroristas que atacam Cabo Delgado também está às contas com a PRM, tendo igualmente referido que o grupo se reunia na mesma residência há duas semanas com o claro objectivo de constituir uma madrassa para educar o islão.

Na sua versão dos factos, o jovem recém formado em teologia Islâmica no Sudão refutou as acusações de pretender se filiar aos grupos terroristas, justificando que os encontros serviam para a partilha de conhecimento sobre a religião islâmica.

Em Cabo Delgado, nos últimos cinco anos, o estudo livre das madrassas ficou na cidade de Pemba. Nos distritos, devido ao medo de os líderes a alunos serem associados ao terrorismo, a prática secular estava sendo abandonada.

Refira-se que que um recente estudo dos Estados Unidos de América sobre a liberdade religiosa em África revelou que em Moçambique vários líderes religiosos muçulmanos foram mortos, torturados e raptados devido à sua religião na província de Cabo Delgado.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *