Share this
A empresa LUXOFLEX LDA, pertencente a Cláudia Nyusi, filha do ex-Presidente da República, Filipe Nyusi, e Hipólito Michel Ussene, filho da presidente do Conselho Constitucional, Lúcia Ribeiro, que durante o consulado passado esteve envolvida em negócios nebulosos com o Estado, está a ser executada pelo Banco Comercial de Investimentos (BCI) por causa de uma dívida de mais de 300 milhões de meticais.
Através de um anúncio no Jornal Notícias, a 12ª secção Criminal do Tribunal Judicial da Cidade de Maputo, deu um prazo de 10 dias para a empresa LUXOFLEX LDA, seus avalistas Hipólito Michel Ussene e MITRA ENERGY, pagarem uma dívida de 304.713.329,23MT (Trezentos e Quatro Milhões, Setecentos e Treze Mil, Trezentos Vinte e Nove Meticais e Vinte e Três Centavos) ao Banco Comercial de Investimentos (BCI), nos termos dos autos de Execução Ordinária n° 53/24-A.
Segundo o anúncio assinado pela juíza de direito Moila Chong Chelene, em caso de incapacidade de pagar a dívida, os executados devem nomearem à penhora bens suficientes para tal pagamento e do mais que acrescerem ou deduzirem a oposição que tiver, nos termos do artigo 811° e seguintes do C.P.C., sob pena de não o fazendo, se devolver esse direito ao exequente.
A executada LUXOFLEX tem como accionista Cláudia Nyusi, filha do ex-Presidente da República, Filipe Nyusi, que participa na estrutura acionista desta empresa através da Dambo Investe, Limitada. Foi registada a 28 de Julho de 2010 tendo como accionistas Firoza Noormahomed, Yusuf Issa Jamal, Yasfir Yusuf, Yanisa Yusuf e Yumna Yusuf.
A 21 de Abril de 2015, quando Filipe Nyusi tinha apenas três meses no poder, os quatro sócios deliberaram a transferência do total de acções para a favor da Dambo Investe, Limitada (99%) e de Hipólito Michel Ribeiro Amad Ussene (1%). A Dambo Investe, Limitada é detida por Hipólito Michel Ribeiro Amad Ussene e Cláudia Filipe Jacinto Nhussi, com 50% cada.
Durante os dois mandatos de Filipe Nyusi, a LUXOFLEX despontou como um dos fornecedores preferenciais de bens e serviços ao Estado, por via de concursos muitas vezes limitados ou por via de ajustes directos. Foi uma das empresas que mamou milhões para fornecer carteiras ao Estado produzidos no âmbito do multimilionário projecto Operação Tronco.
Hipólito Michel Ussene, um executivo ligado ao sector de energia, há alguns anos vendeu um sonho aos moçambicanos de construção da moderna Uxene City, uma cidade ecológica e inteligente planeada para o distrito de Marracuene, em Maputo, e que custará 3,5 bilhões de dólares. A ideia é que seja implantada no espaço da Milhulamente, em disputa judicial com supostos nativos que se arrasta a um par de anos.

Facebook Comments