Share this
O Presidente da Comissão Técnica para o Diálogo Nacional Inclusivo (COTE), Edson Macuácua, assegurou nesta quinta-feira a participação activa e efectiva das mulheres moçambicanas em todas as etapas do processo de diálogo nacional. A declaração foi feita durante uma mesa-redonda em Maputo, que visava fortalecer a participação feminina nas reformas políticas em curso no país.
Macuácua detalhou a actual composição da COTE, afirmando que, dos actuais dezoito membros da comissão, apenas seis são mulheres. Ele destacou que o processo em andamento para a selecção de personalidades da sociedade civil para a comissão inclui, entre os critérios definidos, o equilíbrio de género.
“Entre as candidaturas que serão propostas ao nível de acesso civil serão também seleccionadas mulheres”, garantiu Macuácua, encorajando activamente as mulheres a se candidatarem para integrar a comissão técnica em representação da sociedade civil.
Olhando para as próximas fases do diálogo, Macuácua adiantou que, após a selecção inicial, será lançado um novo concurso para a constituição dos grupos de trabalho. Ele reafirmou o compromisso da COTE com o equilíbrio de género.
“Nesta fase também continuaremos a manter a nossa coerência em termos de respeito ao princípio do equilíbrio do género. Vamos sempre privilegiar a existência de género masculino e feminino. Para chegar a esta fase, encorajamos a candidatura das mulheres para os diferentes grupos de trabalho”.
Reiterando a centralidade da participação feminina, Macuácua foi categórico: “Queremos aqui garantir que as mulheres são parte importante e activa no processo do diálogo e têm uma palavra a dizer e esperamos que elas também se apropriem deste processo do diálogo. O diálogo nunca seria um sucesso sem a participação da mulher porque a mulher é, do ponto de vista de género, o género maioritário da população moçambicana”.
Questionado sobre o número de candidaturas já recebidas para a COTE, Macuácua explicou que o processo ainda está em curso e a informação só estará disponível após o encerramento das submissões.

Facebook Comments