Share this
A 15ª. edição do KUGOMA – Fórum de Cinema Moçambique, evento que acontece no Centro Cultural Franco-moçambicano (CCFM) e o Cine-teatro Scala, terá lufar de 25 de Agosto a 30 de Agosto, com a abertura oficial marcada para o dia 28, às 19h00.
Trata-se de uma cerimónia que contempla um cine-concerto com a curta “Dr. Pyckle e Mr. Pride” (1925) numa versão 3D anáglifo, interpretada com música ao vivo por professores e estudantes da Escola Nacional de Música, e a estreia da mais recente longa-metragem de Margarida Cardoso, filmada em São Tomé e Príncipe, “Banzo” (2024).
Nas manhãs, entre as 10h00 e as 13h00 – sujeito a inscrição – dois jovens profissionais moçambicanos vão ministrar duas masterclasses. Leonel Matusse Jr. vai falar sobre Crítica de Cinema (26 e 27 de Agosto) – destinada a jornalistas, gestores culturais e estudantes de comunicação e Jared Nota vai partilhar as técnicas para um Pitch perfeito (29 e 30 de Agosto) – dirigida a argumentistas, realizadores, produtores e estudantes de audiovisual.
Ao início da tarde, de segunda (25.08) a quarta (27.08), estão previstas três sessões de conversas, entre as 14h30 e as 17h30, no auditório do CCFM, com os seguintes temas: Resultados preliminares do estudo do sector audiovisual – a equipa do projecto CREATIFI – Capacitando as indústrias criativas e culturais para impulsionar a criação de empregos; Narrativas audiovisuais e temas históricos – argumentistas e realizadores dos seriados Maningue Magic vão discutir como narrativas cinematográficas podem reinterpretar acontecimentos históricos, conectando-os a contextos e públicos contemporâneos e Bastidores da produção cinematográfica – produtores dos seriados Maningue Magic e outros produtores nacionais vão debater desafios burocráticos, estratégias de negociação, exigências legais e soluções criativas encontradas no terreno.

Facebook Comments