Share this
O distrito de Mocímboa da Praia, arredores da província de Cabo Delgado, foi, recentemente, alvo dos ataques terroristas. Devido à insegurança, cerca de 325 famílias viram-se obrigadas a procurar refúgio no distrito de Mueda. O facto foi revelado pelo Administrador de Mocímboa da Praia, Atanásio Amba.
Na mais recente emboscada dos terroristas ao distrito de Mocímboa da Praia quatro pessoas foram mortas e outra foi raptada. O ataque dos insurgentes “resgato” o clima de tensão e medo naquele ponto da província de Cabo Delgado.
Com vista a escapar da brutalidade dos homens armados que continuam à solta, segundo o Administrador de Mocímboa da Praia, mais de 800 pessoas viram-se obrigadas a procurar refúgio no distrito de Mueda.
“Tivemos a entrada de 325 famílias, sendo um total de 879 pessoas. Temos tido algum constrangimento no registo de deslocados, portanto entram, mas não se deslocam para o centro de reassentamento”, disse Atanásio Amba, citado pela Lusa.
Amba revelou, por outro lado, que o distrito por si dirigido enfrenta grandes dificuldades para prover o básico às populações que vivem na condição de deslocadas.
“Temos enfrentado problemas de água, problemas de saneamento, por exemplo, tem havido necessidade de termos lajes para a construção de latrinas melhoradas”, acrescentou.
Importa referir que em 2024 os ataques terroristas provocaram a morte de 349 pessoas só na província de Cabo Delgado.

Facebook Comments