Share this
O Ministério dos Transportes e Logística (MTL) abriu nesta terça-feira, 23 de Setembro de 2025, as portas ao Movimento Democrático de Moçambique (MDM), no âmbito das jornadas parlamentares da bancada, para esclarecer questões ligadas à sinistralidade rodoviária, transporte público, vias de acesso, situação da companhia Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) e demora na emissão de cartas de condução.
O chefe da bancada do MDM, Fernando Bismarque, explicou que a visita teve como objectivo “dissipar todas as dúvidas sobre as informações que têm sido divulgadas nas redes sociais”.
Respondendo às inquietações, o ministro dos Transportes e Logística, João Matlombe, anunciou que o Governo lançou um concurso público para a aquisição de 390 autocarros, ainda este ano, a serem distribuídos por todas as províncias. Para localidades de difícil acesso, acrescentou, serão disponibilizados veículos mistos, fundamentais no transporte de pessoas e no escoamento da produção agrícola.
“Estamos a receber pedidos para disponibilizar mais veículos mistos para as populações que vivem nas zonas recônditas. É importante esclarecer que o preço pago na aquisição destes meios inclui a manutenção”, frisou Matlombe.
No que toca à segurança rodoviária, o governante defendeu a necessidade de digitalizar o sistema de fiscalização, apontando a instalação de câmaras modernas como solução para identificar matrículas, motoristas habilitados e outras irregularidades. Também avançou que as cartas de condução passarão a ser digitalizadas, o que permitirá a descentralização dos serviços.
Sobre as vias de acesso, Matlombe reconheceu que a Estrada Nacional Número Um (N1) continua a ser um desafio, mas assegurou que, nos próximos tempos, serão reabilitados os troços Gorongosa–Caia e Marracuene–3 de Fevereiro.
Relativamente às Linhas Aéreas de Moçambique, revelou que já existe um resultado preliminar da auditoria aos últimos 10 anos da companhia, que será divulgado em breve.

Facebook Comments