Share this
O Presidente da Repoública felicitou a Selecção Nacional de Futebol, os jogadores e a equipa técnica pelo desempenho positivo do combinado nacional na fase de grupos da Copa Africana de Nações (CAN) Marrocos 2025, na esteira do que os “Mambas” qualificaram-se, pela primeira vez, para os Oitavos-de-final da competição.
“Estamos muito orgulhosos de vós, nossos briosos compatriotas, pela nossa animadora prestação na fase de grupos do CAN Marrocos 2025, que nos levou ao apuramento, por mérito próprio, aos oitavos-de-final. Queiram aceitar, em nome do povo moçambicano e em meu nome próprio, felicitações por esta histórica e inédita façanha”, sublinhou o Presidente Chapo.
Nos Oitavos-de-final, os “Mambas” defrontam a Selecção Nacional da Nigéria, em jogo a realizar-se no dia 5 de Janeiro de 2026 (próxima segunda-feira). Caso vença esse jogo, a Selecção Nacional de Futebol vai registar o terceiro grande feito de sempre, nomeadamente a qualificação para os Quartos-de-final de um CAN, o que, a suceder, ocorreria numa única copa, neste caso “Marrocos 2025”.
Como estímulo especial, o Presidente da República anunciou, na sua mensagem, um prémio extraordinário de 500 mil meticais para cada jogador e membro da equipa técnica, em caso de apuramento aos Quartos-de-final.
“A Nação moçambicana está convosco e temos fé que levarão a melhor no jogo dos Oitavos-de-final”, enfatizou o Chefe do Estado, que sublinha que a premiação que acaba de ser garantida resulta
de um esforço conjunto entre o Governo e parceiros, que reconhecem no desporto, em geral, e no futebol, em particular, um factor de coesão nacional, afirmação colectiva e reforço do espírito patriótico, valores estruturantes da unidade e da harmonia social.
Na parte final da sua mensagem, o Presidente da República endereçou uma saudação especial aos jogadores, à equipa técnica liderada por Chiquinho Conde e a todo o pessoal de apoio,
incluindo os membros da Federação Moçambicana de Futebol (FMF) que acompanham os “Mambas”, enaltecendo “o elevado sentido de missão e sacrifício demonstrados ao representarem Moçambique, mesmo em período festivo, longe das vossas famílias”.



Facebook Comments