Share this
O Presidente da Reública, Daniel Chapo, manifestou profundo pesar pelo falecimento de Alfredo Gamito, ocorrido na noite de domingo, vítima de doença prolongada, tendo, em mensagem, destacado a “perda de um servidor público cuja acção marcou decisivamente a Administração do Estado no período pós-guerra civil”.
Na sua mensagem de condolências, o Chefe do Estado sublinha que Alfredo Gamito foi uma figura de referência no processo de reconstrução institucional do País, tendo dedicado grande parte da sua vida ao serviço público, com elevado sentido de responsabilidade, patriotismo e compromisso com o interesse nacional.
“O falecimento do compatriota Alfredo Gamito representa uma perda significativa para Moçambique, particularmente no domínio da Administração Pública e da governação descentralizada, áreas às quais dedicou grande parte da sua vida com sentido de missão, competência e elevado espírito patriótico”, refere o Presidente da República.
A mensagem presidencial prossegue recordando que, enquanto Ministro da Administração Estatal, entre 1995 e 2000, Alfredo Gamito liderou um vasto programa de reformas administrativas orientadas para a modernização, descentralização e profissionalização da Administração Pública, num contexto particularmente exigente de consolidação da paz e reconstrução nacional após a guerra civil.
“O seu papel foi determinante no processo de municipalização do País e na preparação das primeiras eleições autárquicasrealizadas em 1998, como parte do esforço de reconstrução do Estado e de promoção da governação local democrática”, sublinha.
O Chefe do Estado evoca igualmente o percurso de Alfredo
Gamito como Vice-Ministro da Agricultura, Governador da província de Nampula e Deputado da Assembleia da República, funções nas quais deu contributos relevantes para a formulação de políticas públicas e para o fortalecimento das instituições democráticas do País.
“Alfredo Gamito destacou-se como um homem de diálogo, visão estratégica e profundo conhecimento da máquina do Estado, tendo defendido e acompanhado a aprovação da legislação que instituiu as autarquias locais em Moçambique e viabilizou a realização das primeiras eleições municipais”, acrescenta.
Na parte final da mensagem, o Presidente da República endereça sentidas condolências à família enlutada, aos amigos e a todos quantos privaram com o malogrado, exprimindo solidariedade neste momento de dor e luto.
“Neste momento de profunda consternação, apresento, em nome do Governo de Moçambique, do Povo moçambicano e em meu próprio nome, as mais sentidas condolências à família enlutada, rendendo justa homenagem ao legado de serviço e dedicação de Alfredo Gamito à Nação”, conclui o Presidente, Daniel Chapo.



Facebook Comments