Share this
O Ministro da Defesa Nacional, Cristóvão Chume, manifestou profundo pesar pela morte do antigo Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), o General de Exército Lázaro Henriques Lopes Menete, ocorrida na quinta-feira, 5 de Março de 2026.
Numa mensagem de condolências, o governante afirmou ter recebido com consternação a notícia do desaparecimento físico do antigo chefe militar, destacando o seu papel na defesa da soberania nacional e no fortalecimento das instituições militares do país.
“Foi com profundo pesar que tomei conhecimento do desaparecimento físico do General de Exército Lázaro Henriques Lopes Menete, antigo Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas de Defesa de Moçambique”, escreveu na sua conta do Facebook.
Em nome pessoal e do Ministério da Defesa Nacional, Cristóvão Chume endereçou as mais sentidas condolências à família enlutada, aos amigos e aos membros das Forças Armadas de Defesa de Moçambique, que se despedem de um oficial general descrito como distinto e dedicado ao serviço da Pátria.
Segundo o ministro, o General Menete será lembrado pelo elevado sentido de missão, patriotismo e pelo contributo relevante que prestou ao desenvolvimento e consolidação das Forças Armadas de Defesa de Moçambique.
Durante a sua carreira militar, Lázaro Henriques Lopes Menete destacou-se no comando e organização das FADM, sendo reconhecido como uma das figuras que marcaram a história recente da instituição militar moçambicana.



Facebook Comments