Share this
Jeremias Jeremias e Mafalda Cordeiro são os autores vencedores da edição de 2026 do programa de intercâmbio Residência Literária Maputo-Lisboa e estarão em residência, em Maio, em Lisboa, Portugal, e em Outubro, em Maputo, Moçambique, respectivamente.
O Júri composto por Sara Laisse, em representação do Centro Cultural Português em Maputo, e por Pedro Albuquerque, da Câmara Municipal de Lisboa, decidiu por unanimidade seleccionar as propostas de trabalho de Jeremias Jeremias e Mafalda Cordeiro, considerando que no universo das candidaturas admitidas são as que melhor se enquadram na lógica do presente programa de intercâmbio literário.
Foi também destacado pelo Júri o impacto e benefícios destas residências e dos encontros e experiências que proporcionam, para a actividade literária dos candidatos vencedores e para os projectos apresentados.
Criado ao abrigo do Protocolo de Cooperação celebrado entre a Câmara Municipal de Lisboa (CML) e o Camões – Centro Cultural Português em Maputo, o programa de incentivo à criação literária aposta na internacionalização da cultura e destina-se a escritores de nacionalidade portuguesa e moçambicana com obra publicada e que pretendam desenvolver um projecto de criação literária.
Sobre os vencedores:
Jeremias Francisco Jeremias, moçambicano, natural de Manjacaze, Província de Gaza, é residente na Cidade de Maxixe. É Mestrando em Geografia e Gestão dos Recursos Naturais pela Universidade Metodista Unida de Moçambique/UMUM e Licenciado em Organização e Gestão da Educação pela Universidade Eduardo Mondlane/UEM. Ainda é formado em Ensino de Português pela Universidade Pedagógica/UP.
Mafalda Cordeiro nasceu na primavera de 1978 e desde cedo revelou uma forte ligação à escrita e ao poder das histórias. Iniciou o seu percurso profissional na imprensa escrita e passou pela publicidade como copywriter.
Durante mais de uma década, trabalhou como guionista em televisão, criando personagens para séries, filmes e telenovelas. Foi, contudo, nos livros infantis que encontrou a sua verdadeira vocação, seja a contá-los aos mais novos, a escrevê-los ou a dinamizar oficinas de escrita criativa para crianças e jovens. Publicada pela Penguin Random House Portugal, é autora de mais de uma dezena de obras infantojuvenis, entre as quais Política para Crianças, que integra o Plano Nacional de Leitura. É licenciada em Comunicação e possui uma pós-graduação em Livro Infantil. Está nomeada para o Astrid Lindgren Memorial Award 2026.



Facebook Comments