Share this
A antiga primeira-ministra de Moçambique, Luísa Diogo, morreu hoje, 16 de Janeiro de 2026, em Lisboa, vítima de doença. A informação foi confirmada por uma fonte familiar. Embora a sua vida tenha sido sempre mantida discreta, o Evidências sabe que esta vinha lutando, há alguns anos, contra um cancro.
Economista e política filiada ao partido FRELIMO, Luísa Diogo encontrava-se internada numa unidade hospitalar em Portugal, onde acabou por perder a vida após complicações de saúde.
Luísa Diogo desempenhou vários cargos de relevo no Estado moçambicano. Foi ministra do Plano e Finanças entre 1999 e 2005 e, em Fevereiro de 2004, na sequência da demissão do então Primeiro-Ministro Pascoal Mocumbi, acumulou aquela pasta com o cargo de primeira-ministra. Em Janeiro de 2005, foi exonerada juntamente com todo o Governo, após as eleições gerais de Dezembro de 2004.
Após a sua saída do Governo, Luísa Diogo destacou-se como gestora de topo em diversas instituições. Em 2012, assumiu a presidência do Conselho de Administração do Barclays Bank de Moçambique, actualmente Absa Bank Moçambique, SA. Em 2018, foi nomeada presidente do Parque Industrial de Beluluane



Facebook Comments