União Europeia e Nações Unidas doam equipamentos para combater violência do gênero

DESTAQUE SAÚDE SOCIEDADE

As Nações Unidas e a União Europeia, com o propósito de ajudar Moçambique a combater a violência baseada no gênero, doaram equipamentos e meios para apoiar acções de combate contra este fenômeno.

De acordo com um comunicado conjunto emitido pelas suas instituições, para eliminar todas as formas de violência contra as mulheres e raparigas, foram doados de 10 viaturas, 50 motorizadas e 20 computadores.

“Os equipamentos irão flexibilizar e reforçar o trabalho das autoridades policiais e dos setores da justiça, saúde, género e proteção social na prevenção e resposta a casos de violência, tornando os serviços mais acessíveis às mulheres e raparigas”, refere o comunicado.

A doação da União Europeia e das Nações Europeia está inserida no âmbito da iniciativa Spotlight, lançada em Março de 2019, que visa a eliminação da violência sexual e de género, das uniões prematuras e à promoção dos direitos de saúde sexual e reprodutiva das mulheres e raparigas.

Refira-se que a iniciativa terá a duração de quatro anos, conta com um investimento de 35 milhões de euros, financiados pela UE, e deverá beneficiar mais de seis milhões de pessoas, das quais metade são mulheres e raparigas.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *