Exploração de energias renováveis continua tímida no país

DESTAQUE ECONOMIA SOCIEDADE

Moçambique possui um espectro de energias renováveis cujo potencial é de 23 terrawats, sendo que a exploração continua tímida considerando o potencial existente. O presidente do conselho de administração do Fundo Nacional de Energia (FUNAE), António Salde admitiu que a transição energética é um processo irreversível.

Falando durante lançamento da conferência MOENERGY, exposição que vai decorrer a princípio no primeiro trimestre de 2022, António Saide alinhou a necessidade de aproveitamento dos recursos energéticos pensando de forma fria para uma transição energética ancorada no gás e nas energias renováveis.

O PCA do FUNAE referiu que para o período 20-24, o governo tem em carteira 6000 Mega wats dos quais os 2000MW são provenientes das alternativas renováveis. Saide ressalva ainda que o Governo aprovou a Lei da Electricidade e Acesso à Energia Fora da Rede, sendo que o sector privado continua a dar seu contributo na electrificação das comunidades rurais.

Para a Associação Nacional do Jovens Empresários (ANJE), a exposição MOENERGY que tem como missão difundir as oportunidades existentes no sector de energia vai também abordar sobre o aumento do acesso à energia eléctrica no país.

“Convidamos a participação massiva dos expositores nacionais e internacionais tudo com vista a conduzir calorosos debates que possam contribuir na construção de um novo Moçambique” disse Lineu Candeeiro acrescentando que a iniciativa deverá servir de referência para que mais jovens apostem no sector de energias contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

Por outro lado, Candeeiro entende que as energias renováveis têm cada vez mais relevância no país e no mundo daí que a juventude é convidada a arregaçar as mangas e dar seu contributo para o desenvolvimento do país.

“Precisamos de um sector energético produtivo e dinâmico. A conferência está em consonância com os objectivos do estado” disse

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *