Acadêmica fez valer o factor casa e conquistou o Regional de voleibol

DESPORTO DESTAQUE

A Acadêmica de Maputo é “inquestionavelmente” campeã de voleibol da Africa Austral em masculinos e em femininos. Com este feito notável, as duas equipas dos estudantes carimbaram o passaporte para a fase final da Taça dos Clubes Campeões de África.

Em femininos, na finalíssima, a Académica teve pela frente a Universidade Pedagógica de Maputo, formação que vinha para este certame com o claro objectivo de revalidar o título.  As estudantes fizeram valer o factor casa e despacharam as universitárias em três sets.

No primeiro, a Universidade Pedagógica andou a leste dos acontecimentos, facto que foi bem aproveitado pelo seu rival para triunfar pela marca de 25 a 15. No segundo set, as campeãs em título tentaram remar contra a maré, mas encontraram pela frente uma Acadêmica que não quis deixar os seus créditos por mãos alheias. Apesar do equilíbrio, as anfitriãs venceram por 25 a 21.  

Em desvantagem de dois sets, a Universidade Pedagógica era obrigada a vencer o terceiro set para forçar o quarto. Os primeiros minutos foram disputados numa toada de equilíbrio, mas a Académica voltou a assumir as rédeas do jogo e triunfou por cinco pontos de diferença, ou seja, 25 a 20, sagrando-se desta forma campeã Regional de voleibol de sala.

No que aos masculinos diz respeito, a Académica de Maputo repetiu a façanha conseguida pela equipa feminina. Jogando diante dos zimbabwianos do NABA, a equipa moçambicana até entrou com o pé esquerdo na partida, uma vez que perdeu o primeiro set por 23 a 25, mas no segundo puxou dos galões e triunfou pela marca de 25 a 19.

Apesar da réplica dada pela formação oriunda das terras de Robert Mugabe, no terceiro e quarto sets os estudantes venceram por 25 a 20 e 25 a 21, respectivamente. 

Refira-se que na fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos, Moçambique terá a maior representação com Académica e UP de Maputo em femininos e Académica em masculinos

 

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *