Mais de treze milhões de pessoas foram vacinadas contra a covid-19 em Moçambique

DESTAQUE SAÚDE SOCIEDADE

O Plano Nacional de Vacinação Contra a Covid-19 foi implementado pelo Governo, através do Ministério da Saúde (MISAU), para aliviar o impacto negativo da pandemia viral a nível do sistema sanitário e socioeconômico. Volvido um ano depois do arranque do processo de vacinação, de acordo com os dados tornados públicos pelo MISAU, cerca de 13,650,345 de pessoas já foram vacinadas. Se por um lado, 333,171 receberam a primeira e segunda doses, por outro, 243 pessoas receberam a dose de reforço, também conhecida por terceira dose.

Para além de aliviar o Sistema Nacional de Saúde que esta a beira do colapso, uma vez que aquando do arranque do processo de vacinação o país registava uma curva ascendente de novas infeções, internamentos e óbitos, através do Plano Nacional de Vacinação Contra a Covid-19, o Governo estava a “ensaiar” uma transição ao novo normal mais segura.

Nas últimas 24 horas, segundo o MISAU, foram vacinadas foram vacinadas com a 1ª e 2ª doses o que, de certa forma, eleva para Treze milhões, seiscentas e oitenta e cinco mil, setecentas e setenta e seis o número de pessoas vacinadas desde o início do processo de vacinação, sendo que a cobertura nacional situa-se em 81.4%.

Por outro lado, o Ministério da Saúde reportou que  “cerca de 257,491 receberam a dose de reforço no mesmo período. Doze milhões, duzentas e oitenta e oito mil, trezentas (12,380,862) pessoas estão completamente vacinadas contra a covid-19”.

No que respeita a administração da dose de reforço, o MISAU reitera que a mesma “é destinada a todos os indivíduos com idade igual ou superior a 60 anos, para além de doentes com idade inferior a 60 anos que estejam em terapia imunossupressora, e profissionais de saúde que já estavam inclusos desde o início da administração de reforço”.

Facebook Comments

Tagged

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *