Colégio Global lança torneio interescolar de futsal em Maputo

DESPORTO

É um torneio que vai abranger mais de 50 alunos escolas ao nível da Cidade e Província de Maputo. O Colégio Global e o Centro Infantil Lápis Mágico, em parceria com o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH), fizeram, neste sábado, 05 de Novembro, na Cidade de Maputo, o lançamento do torneio interescolar de futsal que será disputado por alunos do ensino secundário e primário.

Falando à margem do lançamento daquela competição, o selecionador nacional de futsal, Farukito, congratulou os mentores da iniciativa, tendo declaro que espera esta seja a primeira de muitas iniciativas na capital moçambicana assim como em outras zonas do país.

“Aproveitar parabenizar o Colégio Global pela iniciativa nós não temos bases de futsal a nível nacional tirando algumas equipas, mas é sempre bom porque atravês deste torneio podem ingressar as equipas de base se calhar as equipas seniores e oxalá serem jogadores da selecção nacional só que é preciso ter um acompanhamento que é para chegarem ao nível mais alto do futsal e também gostava que tivesse continuidade não só pelo colégio global, mas também a nível de todas escolas”. Defendeu

Questionado sobre o acompanhamento a ser dado a nível deste torneio, o selecionador nacional apontou que ” existe um escalão de sub-12 e sub-14 e neste momento existe até então existem dois ou três clubes que tem este escalão, mas era do seu interesse que todos os outros clubes tivessem esta fase de futsal nas categorias de base porque é a partir daí que se pode fazer um acompanhamento desses jogdores”.

Por sua vez, Israr Mussagy, na qualidade de organizador da Copa Global, declarou que, para além de massificar o futsal na Cidade e Província de Maputo, o torneio lançado neste sábado (05) almeja ser uma referência para o desporto nacional.

“É no desporto onde podemos cultivar os valores associados ao desporto, a temática de saber e ensinar os jovens como trabalhar em equipa, ficamos muito tempo confiados devido à pandemia e testemunhamos vários jovens a entregarem-se as drogas, mas também veríamos que alguns estavam viciados na digitalização nas redes sócias etc, então nós como copa global queremos mostrar que o desporto para unir jovens assim como as escolas”. Defendeu a fonte

Prosseguindo, Mussagy revelou ainda que mais de cem crianças vão fazer parte do certame representando mais de 50 escolas.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *