Há queixas sobre actuação dos Namparamas no distrito de Namuno

DESTAQUE SOCIEDADE

A população de Namuno, já se queixa de excessiva actuação das forças locais denominadas por Namparamas, ao fazer procedimentos humilhantes e ameaças, durante o controlo de entrada e saída de pessoas.

As denúncias chegadas à administradora de Namuno, Maria Felisbela Lázaro, referem que a actividade dos Namparamas, está substituir as tarefas da Polícia da República de Moçambique, aliás, quando entendem colocam barricadas ao longo das vias, incluindo situações de mandar tirar camisas e blusas às pessoas (homens e mulheres), alegadamente estão a fazer vasculhas.

Por exemplo, um dos casos, aconteceu na comunidade de Namacaca, onde uma senhora, foi vítima de maus tratos ou tratamento indevido, tendo sido obrigada a tirar blusa e deixando mamas fora.

Foi por isso que, a administradora local, lembrou os que o controlo na estrada é da responsabilidade da Polícia da República de Moçambique e em caso de suspeita, deverão articular com as forças governamentais, depois da captura.

A administradora de Namuno, apela observância de critérios de bom senso para a selecção dos integrantes dos Namparamas.

O Chefe das operações no comando distrital da PRM em Namuno, Victor Paulino, que falava num encontro recente, lembrou que a vigilância deve ser rigorosa, mas condena situações de obrigação, por exemplo despir blusas às mulheres às pessoas sob o pretexto de vigilância

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *