Novos professores desafiados a fazer a diferença nas comunidades

SOCIEDADE

O Director Nacional da Formação de Professores, Remane Selimane instou esta quarta-feira, aos recém graduados professores da Escola de Professores do Futuro (EPF) de Maputo, a fazer a diferença nas comunidades onde serão alocados promovendo, uma educação inclusiva e de qualidade.

Estes desafios foram lançados pelo governante no âmbito da Graduação de 58 novos professores primários na EPF Maputo do modelo 12ª+3, tendo respondido na ocasião a questão sobre o enquadramento destes novos profissionais da educação.

“Durante muito tempo fui perguntado sobre o nível dos professores do modelo 12ª+3 e finalmente tenho uma resposta. Estes são professores do nível (DN2)”- disse.

Por sua vez, Adelfa Banze, directora da EPF-Maputo enalteceu a qualidade dos recém graduados, tendo destacado a importância destes na construção de uma sociedade cada vez mais livre do analfabetismo e da pobreza.

“Os professores que hoje graduamos estão dotados de competências básicas para a condução e liderança do processo de ensino e aprendizagem e munidos de um conjunto de metodologias de ensino, técnicas de produção escolar que constitui um dos desafios para tornar as escolas em um ponto de aprendizagem nesta pátria.”-

Para a directora daquela escola, para além das ferramentas educacionais, foram promovidos temas transversais sobre o HIV/SIDA, saúde sexual e reprodutiva, educação nutricional e saudável, empreendedorismo, ética e deontologia profissional, aquecimento global, entre outros temas.

Os novos professores por sua vez reiteraram o seu compromisso em tornar realidade todos os conhecimentos adquiridos durante a sua formação.

“Entramos expectantes e com muita força por saber que abraçamos uma responsabilidade enorme, fazer parte de uma mudança curricular, mostrando disposição para adquirir novos conhecimentos, novas metodologias de ensino e aprendizagem que nos foram úteis no âmbito do nosso estágio, assim como nos serão no exercício da função.” Disseram.

Estes não deixaram de mencionar a influência negativa que a COVID 19 exerceu na sua formação embora a mesma tenha contribuído para a valorização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

De referir que a EPF Maputo faz parte de um total de 11 instituições estabelecidas desde 1993 com o objectivo de formar professores para o ensino primário, de forma a responder à demanda do ensino nas zonas rurais.

As escolas de formação de professores são instituições tuteladas pelo Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano e que foram estabelecidas como uma contribuição para o esforço do Governo moçambicano no sentido de melhorar a qualidade do ensino primário no país. Até 2021 as Escolas de Formação de Professores tinham formado um total de 23,451 professores.

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