O Governo dos Estados Unidos da América, através da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) recebeu, recentemente, no âmbito da mudança de trabalho que visa disponibilizar um quarto de todo o seu financiamento directamente as organizações locais até 2025, mais de 80 organizações locais para discutir a iniciativa global com vista a aumentar a participação local na concepção e implementação dos projectos de desenvolvimento em Moçambique.
A mudança de paradigma do Governo dos Estados Unidos da América envolve a inclusão de actores locais em cada fase do desenvolvimento, implementação e avaliação da programação.
No âmbito da mudança de trabalho da USAID, que visa disponibilizar um quarto de todo o seu financiamento directamente as organizações locais até 2025, pelo menos metade das actividades (financiadas pela USAID) irão incorporar perspectivas e envolvimento locais, contribuindo deste modo para permitir que as organizações lideradas localmente tomem a dianteira na condução das suas agendas de desenvolvimento.
Na reunião realizada em Novembro último, por sinal no chamado “Dia da Indústria”, os funcionários da USAID e líderes das organizações locais dialogaram com o intuito de identificar as medidas necessárias para implementar a mudança nos programas de desenvolvimento.
A troca de informação, indicações para organizações pequenas e mais recentes, bem como ferramentas destinadas a satisfazer os requisitos dos candidatos a projectos da USAID foram outros pontos que estiveram na agenda da reunião em que a directora interina da USAID, Theodora Dell, mostrou disponibilidade de continuar a apoiar os moçambicanos.
“Temos um grande objectivo: expandir e aprofundar o envolvimento com parceiros no terreno que tenham raízes reais na comunidade. A USAID está empenhada em ajudar os moçambicanos a construir um país mais saudável, mais seguro, mais democrático e mais próspero para todos”, disse
Dell referiu ainda que a inclusão das organizações locais é uma componente fundamental na assistência mais ampla do Governo dos Estados Unidos em Moçambique, sendo que as melhorias registadas neste sector contribuem para promover um melhor ambiente e criar condições para um crescimento económico diversificado.
Refira-se que em estreita colaboração com o Governo de Moçambique, o Governo dos Estados Unidos disponibiliza mais de 500 milhões de dólares em assistência anual que permite aos moçambicanos construir um país mais saudável, mais democrático, mais seguro e mais próspero para todos.

Facebook Comments