Boane em risco de inundações devido a eminente descarga da Barragem dos Pequenos Libombos

DESTAQUE SOCIEDADE

A Barragem dos Pequenos Libombos está actualmente com cerca de 80% acima da sua capacidade máxima de retenção de águas e não há espaço para mais. Pode deste modo efectuar descargas a qualquer momento e, consequentemente causar inundações em residências e condicionar a transitabilidade nas principais vias em Boane.

A Direcção Nacional de Gestão dos Recursos Hídricos alertou no Domingo último que poderão ser efectuadas descargas acima de 50 metros cúbicos por segundo, colocando de imediato Mafuinane e Mazambanine com a transitabilidade condicionada, tal como aconteceu no último ano.

“A situação hidrológica da Bacia do Umbeluzi, neste momento, está crítica porque estão a afluir em Goba cerca de 130 metros cúbicos por segundo e estamos com um nível de enchimento nos Pequenos Libombos de cerca de 88% e não temos capacidade para poder encaixar, então a opção única que existe neste momento é descarregarmos”, avançou Agostinho Vilankulo, em representação a instituição.

Devido as chuvas da última época o rio Umbeluzi, na província de Maputo, encheu, transbordou e inundou todas áreas ribeirinhas incluíndo infra-estruturas públicas e privadas nas proximidades do rio. Como exemplo, na localidade de Mazambanine, em Boane, 25 bairros ficaram sitiados e dependentes de embarcações para se fazer a vila-sede e demais pontos da província de Maputo.

De referir que as descargas a serem efectuadas têm como objectivo-mor garantir o normal  funcionamento da Barragem dos Pequenos Libombos, “devido às grandes afluências porque estamos a receber cerca de 30 metros por segundo; é muito para a bacia de Umbeluzi”  ressalvou Vilankulo.

Dramático é saber que neste cenário os residentes dos diferentes bairros de Boane que dependem da travessia do rio para suas actividades e não detêm meios apropriados para travessia e; poucas vezes são devidamente assistidos quando ocorrem inundações.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *