Selecionador nacional e capitães gazetearam reunião com o SED

DESPORTO DESTAQUE

O Secretário de Estado de Desporto, Carlos Gilberto Mendes, reuniu-se, nesta segunda – feira, 06 de Fevereiro, com a Federação Moçambicana de Futebol e os jogadores da selecção nacional de futebol que disputaram, recentemente, o Campeonato Africano das Nações para jogadores que actuam nos seus respectivos. Entretanto, o selececcionador nacional e os capitães, suspensos pela entidade que chancela o futebol no país, não marcaram presença no encontro. Feizal Sidat também não fez parte da reunião por razões previamente comunicadas.

A selecção nacional de futebol fez história no CHAN disputado na Argélia. Naquele certame, Moçambique conseguiu o seu primeiro triunfo de sempre numa prova chancelada pela CAF e ainda apurou-se para os quartos-de-final, onde foi afastado pelo Madagáscar pela marca de 3 a 1.

No entanto, parece que o apuramento para os quartos-de-final caiu como uma espécie de maldição para o combinado nacional. Na antecâmara daquela fase, os jogadores entenderam, que ao invés dos 40 mil meticais acordados antes do arranque da prova, queriam que o prêmio fosse incrementando para 150 meticais.

Na sua carta de reivindicações, os atletas juravam de pês juntos que a FMF tinha recebido 400 mil dólares da CAF pela qualificação para a fase seguinte, mas a FMF apenas aumentou 35 mil meticais, dos 25 disponibilizados pelo Governo.

A ameaça de não comparecer ao jogo não se concretizou. Os Mambas foram ao jogo e perderam pelo resultado de 3 a 1. Na hora de voltar à casa, os jogadores voltaram a se insurgir e até se recusaram a abandonar o hotel. Aliás, os atletas exigiram 60% dos 400 mil dólares disponibilizados pela CAF e obrigaram a FMF a assinar um documento a declarar que vai transferir o valor para as contas dos mesmos assim que chegarem à Maputo.

Quando parecia que havia fumo branco no imbróglio entre a instituição chefiada por Feizal Sidat e os jogadores, mas um capítulo da história veio à tona, ou seja, a Federação Moçambicana de Futebol, para além do treinador adjunto Eduardo Jumisse suspendeu quatros jogadores, nomeadamente, Isac, Kito, Telinho e Shaquile, tendo ainda anulado o documento dos 60%.

Na tentativa de serenar os ânimos nas duas partes desavindas, o Secretario de Estado de Desporto, Carlos Gilberto Mendes, reuniu-se, nesta segunda – feira, 06 de Fevereiro, com os jogadores e a FMF. Entretanto, as atletas e os restantes membros da equipa técnica boicotaram o encontro. Aliás, Chiquinho Conde foi único que justificou a ausência por se encontrar em Portugal.

Mendes mostrou-se preocupado com as ausências, tendo referido que “Era suposto que fosse um encontro mais abrangente. Mas parece que parece que a selecção continua crispada. Acho que mentalmente ainda na estamos preparados para ganhar grandes coisas e estarmos num patamar elevado. É preocupante a ausência dos atletas e da equipa técnica. Isto para o Governo é preocupante porque o investimento que foi feito nesta missão é de todos nós, os moçambicanos”.

Na qualidade de representante da Federação Moçambicana de Futebol, Jorge Bambo, lançou um sério à navegação aos jogadores ao referir que “aqueles que não fizeram bem a selecção nacional, que mancham o esforço do nosso país, serão procurados e encontrados”.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *