Ciclone Freddy já fez dezenas de mortos no Malawi e Moçambique

DESTAQUE SOCIEDADE

Dados preliminares do Governo indicam que pelo menos oito pessoas morreram na província da Zambézia com a passagem do ciclone Freddy no fim-de-semana, e basta juntarmos esse número ao do Malawi, onde há confirmação de mais de 60 óbitos para vermos a desgraça que este fenómeno está a causar nos dois países.

Decorem ainda contabilizações e cálculos preliminares do rastro de destruição deixado pelo regresso do ciclone Freddy à África Austral, durante o fim-de-semana. O ciclone fustigou o centro de Moçambique no sábado, e deslocou-se mais tarde para o Malawi, onde provocou diversos deslizamentos de terra.

Dados avançados pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (13), em Moçambique indicam que a passagem do ciclone causou na província da Zambézia, pelo menos oito mortos.

Segundo Armindo Tiago, “a situação é crítica na província, “Há uma considerável destruição de infra-estruturas” e falhas na energia e telecomunicações em algumas regiões.

Em entrevista Guy Taylor, da UNICEF Moçambique, afirma que as agências humanitárias de Quelimane não têm capacidade para lidar com uma catástrofe desta dimensão. O ciclone Freddy já perdeu força e é agora uma tempestade tropical, mas ainda assim deverá provocar chuva intensa até quarta-feira no centro de Moçambique.

O Instituto Nacional de Gestão de Desastres (INGD) abriu centros de acolhimento e tem lançado alertas nos últimos dias para a população sair de casas precárias e zonas ribeirinhas ou que habitualmente são sujeitas a inundações.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *