Site icon

Nysui pretende resgatar as autarquias que estão sob a gestão da oposição

À margem da abertura do seminário de capacitação dos membros do Comité de Verificação da Frelimo, Filipe Jacinto Nyusi manifestou o desejo de resgatar as autarquias que estão nas mãos da Renamo e MDM. Por outro lado, Nyusi aproveitou a ocasião para lançar farpas as organizações civil que, sob capa de apoiar as comunidades, minam a posição da Frelimo e do Governo.

Actualmente, a Frelimo governa em 44 das 54 quatro autarquias. Nas eleições agendadas para Outubro do corrente ano, o Presidente da República e, ao mesmo tempo, líder do partido cinquentenário já traçou a meta, ou seja, recuperar os oito municípios que estão nas mãos da oposição e vencer nas 12 autarquias recém – criadas.

“Em Outubro, terão lugar as sextas eleições autárquicas, um momento de extrema importância no ciclo político nacional, em que o nosso partido tem o desafio de manter a governação das 44 autarquias sob nossa gestão, resgatar as nove sob gestão da oposição e vencer nas 12 novas autarquias. Mas isso só pode ser bem feito na base, onde funciona a peneira ou a seiva, e isso passa com transparência, responsabilidade, justiça e integridade”, defendeu Nyusi.

Ainda no seu discurso, à margem da abertura do seminário de capacitação dos membros do Comité de Verificação, Filipe Nyusi lançou farpas as organizações da sociedade civil que não estavam a favor do actual modelo de governação.

“Com a liberalização política que o país vive e atento a outros fenómenos que o país vive, a actuação de determinadas forças e organizações que, sob a capa de apoiar as comunidades, procura minar a posição da Frelimo e do Governo”, atacou para depois falar dos partidos da oposição, por sinal, adversários nos próximos pleitos eleitorais.

“Tal como no passado, os nossos adversários têm como alvo principal destruir a unidade e a disciplina do nosso partido. O Tribalismo, o regionalismo e outras formas de discriminação são algumas formas que alguns elementos de dentro ou de fora usam ou, por vezes, invocam para encobrir a ambição por poder ou para satisfação de interesses pessoais e de grupos”.

Exit mobile version