Malária continua um dos problemas de saúde pública em Moçambique

DESTAQUE SAÚDE SOCIEDADE

Moçambique é um dos dez países com maior peso da malária no mundo e a doença é responsável em cerca de 29% de todas mortes. De acordo com o Primeiro – Ministro, Adriano Maleiane, o país continua a registar elevado número de casos de malária devido aos desafios existentes no saneamento do meio, calamidades naturais e acesso às medidas de prevenção, diagnóstico e tratamento atempado desta doença.

À margem da cerimônia do Dia Mundial da Luta Contra a Malária que se assinalou na quarta-feira, 25 de Abril, Adriano Maleiane tornou público que, no ano passado, o país registou um cumulativo de cerca de 12 milhões de casos de malária contra mais de 10 milhões em 2021.

“Para conter a propagação da malária, o Governo tem implementado várias acções de prevenção, com destaque para a introdução de redes mosquiteiras de nova geração, distribuídas nas consultas pré-natais e nas comunidades”, declarou Maleiane para depois destacar o processo pulverização e a administração de medicamentos na prevenção da malária.

“Estas e outras acções estão a contribuir para a redução da taxa de letalidade da malária, apesar de prevalecer ainda um número elevado de casos. Em 2022, a taxa foi de 1,3 por 100 mil habitantes contra 1,5 em 2021”.

Maleiane, referiu, por outro lado, que Moçambique deve reflectir profundamente sobre as acções a implementar e ao reforço de modo a acabar com esta doença, para fazer jus ao lema escolhido para o presente ano.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *